Taiadablog: Greve da LG é justa!!!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Greve da LG é justa!!!


Os trabalhadores da empresa LG Eletronics, de Taubaté, protestam, em greve, contra as atitudes desrespeitosas da empresa com seus empregados, alegando enfrentar assédio moral, desvios de função, alta rotatividade de trabalhadores, demissão de empregadas gestantes, além de entraves para a aplicação da estrutura de cargos e salários!

Ora, ao que consta, tais afirmações são verídicas, ocasionadas por chefias e gerências vindas da Coréia do Sul, de onde importam também, características de administração e produção bem diferentes da realidade brasileira e que acabam por colocar em risco, o equilíbrio de relações que um dia já foram harmoniosas!

Os trabalhadores de Taubaté já enfrentaram problema semelhante, por volta do início dos anos 70, quando instalou-se na cidade o parque industrial que abrigou algumas empresas de origem japonesa (Daruma, Nortres, Daido, Tendo e Araya), quando os nipônicos em cargos de chefia e gerência, submetiam funcionários a até mesmo castigos físicos, na busca pela produção, o que acabou por gerar algumas dezenas de Boletins de Ocorrência junto à Delegacia de Polícia do município!

Constatei, na ocasião, que até mesmo algumas destas chefias de olhinhos puxados, foram obrigados pela direção das empresas, a retornarem para o Japão, sob pena de comprometimento das atividades industriais locais!

Com o passar dos tempos, os casos de agressão foram sendo minimizados, até mesmo em decorrência da aderência dos nipônicos aos costumes brasileiros, desaparecendo, por completo em poucos anos.

Agora, neste caso da LG, é preciso que os fatos sejam analisados à luz dos costumes de nosso País, nos dias de hoje, sendo inadmissível uma empresa estrangeira, tentar implantar métodos de trabalho incompatíveis com a realidade dos trabalhadores brasileiros.

Que se entendam os embaixadores dos países envolvidos, para que tais divergências sejam completamente superadas e não ocorra maior prejuízo para ambas as partes, não é?

6 comentários:

ricardo disse...

Bom castigo fisico deve ser exagero da imprensa,mas que os chefes de empresas orientais geralmente sao bem rigorosos e rigidos em relacao ao servico e regras da empresa,isto e verdade.
Pode ser que houve um choque de culturas pois a cultura deles e bem diferente do Brasil,e la a hierarquia e respeito aos chefes e regras da empresa sao lei .Mas fica a pergunta sera que nao foi gracas a esta disciplina e a educacao que o Japao saiu arrasado na 2 Guerra mundial,p se tornar a segunda maior economia do mund.Polemico?Talvez,mas pensem .

Jumper disse...

Vamos propor um boicote em massa aos produtos LG. Se ninguem comprar, por um periodo eles estarão perdidos.
Essa é a arma que nós brasileiros temos contra eles.

Anônimo disse...

Os Caras estão com a faca e o queijo na mão. Rigorosos, rabujentos e até mesmo racistas. Não se misturam com brasileiros pra nada, e caçoam da comida servida pela própria empresa para seus empregados, e adivinhem!
Comem o "cachorro deles em separado"
As exigências são grandes, muitos que se atrevem a tentar roubar a empresa saem de camburão.
etc....etc....

E a fila pra entrar na empresa é longa, bem longa....

Anfíbio disse...

Jc, viu essa:
http://www.agoravale.com.br/agoravale/noticias.asp?id=21352&cod=1

José Verdade disse...

Sim Ricardo é verdade isso que voce disse, mas discordo de voce com relação a metodologia de trabalhos deles serem aplicados no Brasil, pois os EUA nunca precisou colocar seus trabalhadores como escravos e hoje eles são a 1º economia, sem dizer que eles comanda o mundo.

Sim, a diciplina no trabalho é importante, mas colocar uma pessoa para trabalhar 15 horas por dia como é feito no Japão e outros paises orientais ja é outra realidade, e que deve ser comparado a trabalho escravo.

Vale ressaltar que o Japão e Coreia, são os paises com o maior indice de suicidio do mundo, tanto que os governos destes paises fazem grandes campanhas motivadoras a seus trabalhadores.

Mas em prticular, acho que eles preferem o trabalho do que ficar com uma boa mulher.

cidadão ordeiro disse...

Cabe perguntar, eles é que são rigorosos ou nós que somos relaxados ?