Taiadablog: Para pensar na vida... !!!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Para pensar na vida... !!!


"Amigo é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração." Você tem um amigo? Então considere-se uma pessoa feliz.
A amizade reserva para as pessoas o que de melhor podemos conseguir durante a vida.
São poucas as grandes amizades, mas quando se consolidam duram para sempre, são mantidas ainda que a distância ou o tempo separe os amigos e possibilitam a alegria simples, singela, aquela do riso fácil, do papo gostoso, do abraço carinhoso e sincero. Poucas coisas na vida são tão maravilhosas.

O seu trabalho tem que lhe dar prazer e satisfação. Dinheiro também é importante, é claro. Mas, acima de tudo, lembre-se que irá passar anos e anos de sua vida realizando e produzindo na área de atuação profissional que escolheu e que, se isso não lhe agradar, isso significa que terá gasto horas, dias, semanas e meses em algo que lhe trouxe mais insatisfação que alegria. O seu ambiente de trabalho também deve ser o melhor possível, trabalhar somente para pagar as contas é um sofrimento muito além da conta...

A hora da refeição é momento sagrado. Ao se alimentar preocupe-se com a qualidade do que você está comendo. Diversifique seu prato e, ao mesmo tempo, prefira os alimentos naturais. Dê-se o necessário tempo para que o prazer relacionado a alimentação possa acontecer. Faça desse momento um espaço de confraternização, partilhar a refeição com parentes, amigos ou colegas de trabalho torna verdadeiramente prazerosa e muito mais delicioso qualquer encontro gastronômico. Lembre-se que "você é o que você come"!

Diminua o ritmo. Faça com que tudo aquilo que compõe o seu dia seja vivido na íntegra. Coma mais devagar, mastigue bem os alimentos, saboreie. Desça as escadas calmamente, deixe a pressa de lado. Respire fundo algumas vezes ao dia para sentir a oxigenação. Não faça várias coisas ao mesmo tempo, dê preferência a uma atividade de cada vez e é certo que o resultado final de sua ação será muito melhor. Dê-se o tempo de presente, seu corpo e mente agradecem!

Prescrição para a violência, nos morros, nas ruas, nas casas das pessoas, no coração duro e insensível de quem não ama: Doses diárias e alternadas de música, dança, literatura, cinema, teatro, poesia, esporte, educação, artes plásticas. Derrubar os muros que separam as pessoas e que alimentam o desamor passa pelas lições que batem no coração e que só a cultura, a arte, o esporte e a educação ajudam efetivamente a combater!


Prof. Dr. João Luiz de Almeida Machado
é articulista e membro da Academia Caçapavense de Letras
http://www.vithais.com.br/

Um comentário:

Brasilino Neto disse...

JC, com certeza iniciamos bem o ano de 2011 recebendo de brinde os ensinamentos dados pelo Professor João Luiz de Almeida Machado. É mesmo "Para pensar na vida ...", pois no ritmo que estamos, se alcançarmos nossos objetivos será a um custo alto, o que é que a vida não nos pede e nem exige, eis que para ser feliz basta estar em paz consigo. E ela pode ser encontrado nas coisas simples !