Aeroporto de Congonhas em 1936 |
Hoje, às 17 horas, no Cine Vogue, à Rua Cel. José Guimarães, teremos a primeira Audiência Pública para a discussão da instalação do Centro Empresarial Aeroespacial de Caçapava, o CEAC.
Nesta ocasião, temos algo a comentar, vejam só:
O ruído aeroportuário é uma das principais causas de incômodo para quem reside próximo de aeroportos. De fato, muitas vezes, os níveis sonoros produzidos pelas operações aeronáuticas são maiores que os estabelecidos em legislação para determinadas áreas do perímetro urbano expostas ao ruído aeronáutico, sobretudo para áreas residenciais.
Nesta ocasião, temos algo a comentar, vejam só:
O ruído aeroportuário é uma das principais causas de incômodo para quem reside próximo de aeroportos. De fato, muitas vezes, os níveis sonoros produzidos pelas operações aeronáuticas são maiores que os estabelecidos em legislação para determinadas áreas do perímetro urbano expostas ao ruído aeronáutico, sobretudo para áreas residenciais.
Embora neste caso do CEAC, a instalação da pista de operações esteja prevista para a área rural, em região pouco habitada, a julgar pelo desenvolvimento das construções civis previstas pelo IBGE, em 15 a 20 anos,a cidade terá engolido o CEAC. Além do que o ruído, não estará concentrado na área da pista de decolagens e pouso e sim em todo o seu entorno, o que, verificando-se o rumo da pista em projeto, significa que, durante as aproximações, as aeronaves deverão sobrevoar, em baixa altitude, à regiões povoadas de alguns bairros da cidade e até mesmo parte da região central!
Temos a convir, que aviões executivos, de pequeno porte, e os helicópteros também fazem barulho e isto, à noite ou de manhãzinha num final de semana, vai, com certeza, gerar descontentamentos e até ações extremadas, como ocorreu e ainda ocorreu em alguns aeroportos do país!
Aeroporto de Congonhas atualmente. É claro que o crescimento imobiliário só veio mesmo a explodir por volta dos anos 80! |
Por fim, acho o projeto bastante interessante para a cidade, para o comércio e até mesmo para os habitantes, visto a possibilidade de se instalarem, segundo a própria Penido Construtora, na palavra de seu dirigente maior, cerca de 10.000 empregos, o que pode dar um passo significativo no desenvolvimento local!
Só acho que deveria ser construído ainda mais afastado da área urbana da cidade, e que a pista fosse construída num rumo em que os aviões, nas aproximações, não sobrevoem a região central nas decolagens e pousos!
2 comentários:
Do jeito que anda o desenvolvimento da taiada, vai uns 100 anos p/ chegar lá.
Prezado JC: o ruído é o principal problema deste aeroporto, além claro, dos demais problemas!
Postar um comentário