Taiadablog: Inconsistências devem atrasar CEAC !!!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Inconsistências devem atrasar CEAC !!!

A pista do CEAC já está demarcada!
Meus amigos: ontem, foi realizada, no Cine Vogue, praticamente lotado, a tão esperada Audiência Pública sobre o Centro Empresarial Aeroespacial de Caçapava - CEAC e o que acabamos por ver, foi que a discussão ainda nem começou pois, as entidades e os ambientalistas autônomos, levantaram uma série de inconsistências em relação à apresentação do EIA-RIMA, que acabaram por levantar dúvidas para a instalação do empreendimento.

As inconsistências, por assim dizer, envolvem discrepâncias na interpretação dos dispositivos legais relacionados à localização do empreendimento que, além de estar em desacordo com o Plano Diretor do município (segundo os ambientalistas), ainda se encontra em área onde se verifica a presença de representantes da fauna e da flora com proteção assegurada!

Também registrou-se na área do CEAC, a descoberta de sítios arqueológicos de valor ainda não inteiramente estudados e catalogados, para os quais haveria de se haver um estudo prévio e também a definição do manejo adequado das peças ali descobertas.

Por fim, detalhe curioso, deu-se um mínimo de atenção a um dos principais problemas que poderão ser ocasionados pela instalação do CEAC, que são os ruídos aeroportuários, que por si só, representam, em nosso entendimento, o objeto de imediatos estudos pois, caso não sejam equacionados, inviabilizarão, por completo, a instalação do CEAC.

Não se pode considerar que os ruídos atingirão tão somente a área do CEAC conforme foi mostrado pela Penido durante a reunião. Os ruídos das aeronaves em fase de aproximação para pouso, e até mesmo na decolagem, envolvem distâncias maiores, que ainda não foram perfeitamente avaliadas.

Para se ter uma idéia, quando da aproximação para pouso, no aeroporto de São José dos Campos, as aeronaves passam por cima da antiga rodoviária, na região central da cidade, já em baixa altitude, com incidência de ruídos incomuns, as quais, dependendo da constância e da aeronave, provocam incômodo à população!

Acho, por fim, que tem que se desenvolver estudos mais aprofundados, com vistas a eliminar estas pendências, assegurando reais vantagens ao povo de Caçapava.

Somos totalmente favoráveis ao projeto do CEAC, sanados os problemas justamente listados pela população!

4 comentários:

Anônimo disse...

JC:
Etive na audiência, e pude observar que a Penido tem interesse em levar adiante o projeto, trazendo a longo prazo benefícios para todos.
O problema, a meu ver, é ficar preocupado com "o cerrado da região" e "resíduos de pneus dos aviões". Se depender dos ambientalistas, a Penido leva o empreendimento para outra cidade e assim teremos o cerrado preservado e sem os resíduos de pneus dos aviões. E vamo que vamo...
CM

Anônimo disse...

Eu acho que deste jeito Caçapava não avança, pois alguns pessoas ou entidades lutam contra o "futuro da cidade" estou vendo que melhor maneira é mudar da cidade pois vivemos em uma cidade dormitório sem perspectiva de vida onde temos que trabalhar nas cidades vizinhas, "Que vergonha."
Desse jeito vou pedir emprego aos ambientalistas pois embargam tudo.

Banzo disse...

Rndosso e multiplico os dois comentários anteriores.Assim a taiada não vai mesmo. Ninguem fala da máfia dos areieiros, dos barões donos da cidade etc... Vou me embora p/ Passargada.

Anônimo disse...

Os ambientalistas só atrapalharam a audiencia. Surgiu até um que falou que viu um "lobo guara" e o pior foram as ongs de Sao Jose e Taubate falar aquele monte de besteira.