Taiadablog: Imprensa regional só quer mostrar o lado triste da história !!!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Imprensa regional só quer mostrar o lado triste da história !!!

Isto, ele não quis mostrar!
Meus amigos: na segunda feira pp., estive no Centro Cultural de Caçapava, visando dar uma olhadela nos veículos de nosso Museu do Automóvel e fiquei extremamente satisfeito pois vários deles já foram lavados e higienizados, separados dos demais e já nos dão uma pequena idéia do que será, quando estiverem totalmente prontos, em suas respectivas baias, com identificação, à disposição da população e dos admiradores de todo o Brasil. Cheguei mesmo a ficar emocionado!

Na ocasião, acompanhei a conversa de um cidadão, repórter-fotográfico do AgoraVale, de nome Lucas Lacaz Ruiz, que solicitava permissão para fazer algumas fotos dos veículos, para uma reportagem sobre a situação do Museu.

E nem isto!
Foi-lhe dito, e isto em minha presença, que estaria autorizado a fazer as fotos, sendo inclusive, sugerido que fotografasse os veículos já lavados e higienizados, que já recuperaram a cor e que, por si só, já seria motivo de uma bela reportagem, mostrando ao leitor do AgoraVale o brilho de alguns veículos, como os das fotos acima, que poderia dar uma idéia bastante esclarecedora das intenções das autoridades caçapavenses, em relação ao acervo e às instalações!

O citado repórter concordou e ao sair para as fotografias, ainda comentei com funcionários da Prefeitura, da possibilidade do referido acabar por copiar o funesto trabalho elaborado pelos repórteres do VNews e do OVale, que acabaram publicando fotos de alguns veículos em ruínas, sujos, cobertos de dejetos de pombos e morcegos, favorecendo uma visão distorcida da realidade do manejo atual do acervo.

E não é que eu tinha razão: o repórter do AgoraVale, acabou por publicar fotos de carros em ruínas e algumas fotos das instalações do Museu na Fazenda Esperança, também totalmente em ruínas, como que num esforço conjunto para criticar a atual situação do acervo e os trabalhos que têm sido desenvolvidos pelo Centro Cultural de Caçapava!

Mas ki saco ! Será que este repórter não consegue perceber que, mais cedo ou mais tarde, DI NOVO ele precisará de autorização para fotografar algum outro evento em Caçapava? Será que passa pela revolta cabeça deste vertebrado, que esta barbeiragem ficará sem preço?

Pagou prá ver, sr. Lucas Lacaz Ruiz! E verá!

11 comentários:

Cabo Rusty disse...

É isto aí JC, eu conheço esta figura de longa data e lhe digo: quando ele fala que vai para a direita, tenha a certeza que ele vai para a esquerda, tá?
O kra é liso igual peixe ensaboado!

Erlon Radl disse...

Tem que barrar esses vigaristas. Eu odeio boa parte da imprensa por tudo de asneiras que escrevem. POr que será que existe esta cultura de que denegrir é o que importa?

Anônimo disse...

Caro JC que desconheço exatamente que é , Caro Cabo Rusty e Sr Erlon bom dia !

Tomo a liberdade de espaço aqui aberto para responder e explicar um pouco como funciona a redação de um jornal e ou de um site : eu sou reporter fotográfico e tenho a liberdade de fazer o meu trabalho como reporter fotográfico porem eu tenho em todos os casos sejam imagens e file info enviados uma edição por parte de editores de texto e ou de imagens . Foi passado para os editores do site AGORAVALE tanto imagens dos carros deteriorados , depredados e danificados como fotos dos carros higienizados , fui acompanhado pelo Sr Marcelo resposavel pelo acervo para higienização , e apresentação dos veiculos , alias deixo aqui um agradecimento especial ele me deu uma grande aula de historia do automobilismo . Fui ainda acompanhado pela Maria Bernardino que me passou todos os dados e só se ausentou do local pois havia uma reunião ela me conheçe de longa data . No site AGORAVALE temos uma jornalista chefe de redação de nome Ligia Toledo que pode também ser procurada casou haja alguma reclamação e o dono do site o Sr Marcelo Cesar . A edição não é exclusiva de minha parte eu mandei tanto carros que estão no estado que estão e isto não é nem mentira nem foge da verdade é o estado que eles estão . Infelizmente nem sempre estou acompanhado dos reporteres de texto , mas sempre passo o maior numero de informações para eles ! Certamente a edição tem suas razões para ter dado estas fotos que quem sabe numa proxima oportunidade apresentar todo o conjunto já dos carros todos higienizados . Não é do meu feitio ou da minha ética mudar os fatos . Eu tenho um nome a zelar , estou na profissão de reporter fotográfico a mais de uma decada e jamais por exemplo tive algum processo por causa do meu trabalho ! Sim estive no local do Antigo Museu e mostrei de maneira bem ampla para melhor ilustrar a reportagem , em todas as imagens elas apareçem abertas mostrando a beleza do local , não fiz um trabalho de pericia técnica onde mostra o total estado de deterioração de partes construtivas do telhado em especial em avançado estado de abandono arquitetonico , não foi com este intuito . Alias para deixar claro aqui a cerca de 2 ou 3 anos eu a pedido de uma revista e ou um site expecializado fui ao local e fiz estas mesmas fotos e inclusive fotos internas denunciando o estado dos automoveis , quem sabe isto tenha gerado também todo este processo de preservação . Sr JC , Cabo Rusty e Sr Erlon se apresentem e conversem abertamente , sem ofensas , sem magoas com a imprensa , desarmados , e abertos a um bom diálogo ! Eu estou fazendo o melhor trabalho , memso com as críticas eu não recebi nem da parte da assessoria de imprensa de Caçapava , nem do Sr Marcelo que me acompanhou , nem de nenhum outro veiculo especializado . Eu distribui a todos eles o meu cartão de visitas do site AGORAVALE , lá consta todos os meus telefones , e-mail institucional e endereço inclusive . Eu não me apresento como JC , ou Cabo Rusty ou Erlon simplesmente !
Estou aberto ao dialogo e a criticas mas quero saber antes de tudo com quem exatamente estou falando e a mando de quem !

Sem mais fico no aguardo de uma conversa aberta !

Att Lucas LACAZ RUIZ / A13

Unknown disse...

Sr. Lucas: O sr. pode conversar tranquilamente conosco. Sou jcflores, nosso blog está no ar desde 2008, e também temos uma reputação a zelar perante nossos leitores. Estamos à sua disposição!
Entretanto, reafirmo todo o conteúdo da postagem em questão, visto ter presenciado seu pedido de entrevistas e também a resposta do representante da Prefeitura de Caçapava, que sugeriu que fossem fotografados os veículos já limpos e higienizados.
Acho que esta idéia ficou bastante clara naquele momento e também acho que o senhor poderia ter passado esta visão para o seu Editor, com vistas a evitar enganos que pudessem, como de fato o fizeram, magoar caçapavenses que se esforçam na recuperação de um acervo que já estava paralizado há quase quarenta anos!
Por fim, informo, para sua ciência, que não estou a serviço de ninguém, com exceção ao povo de minha cidade, razão pela qual nem mesmo anúncios publicitários locais são alocados em nosso blog.
Por fim, ao contrário do que o sr. insinua, também nossos emais estão disponíveis para qualquer tipo de contato, inclusive este!

Unknown disse...

Sr. Lucas: Quanto à opinião dos leitores do Taiadablog, são opiniões próprias, tratadas com o devido respeito!

Unknown disse...

Caro Sr JC Flores

Diferentemente, do que foi dito no taiada-blog, o propósito da matéria não foi denegrir a imagem do museu e nem magoar

os caçapavenses. O que o texto diz, o que não é difícil de entender, que o museu passou, nos últimos tempos, por

dificuldades e que agora ele começa a ser recuperado. Para realizar o trabalho como deve ser feito - limpeza, higienização e

recuperação dos veículos que compõem o acervo, o município precisa de apoio. Vale lembrar, que as informações que

deram corpo ao texto foram obtidas pelo Departamento de Comunicação da prefeitura de Caçapava, conforme consta

como fonte da matéria.
O trabalho do jornalista foi isento. Um repórter tem a função de reportar os fatos como eles ocorrem e isso foi feito. O

trabalho do repórter fotográfico foi o de captar imagens do local, o que também foi feito.
Tudo o que foi feito com base em informações obtidas de fontes oficiais e as imagens do que havia no museu. São fatos.
O que espanta é a interpretação sensacionalista com que foi retratado o trabalho no taiada-blog.
Jornalismo é um trabalho social, o objetivo foi mostrar que o museu precisa de apoio e recursos para continuar o trabalho de

recuperação dos veículo, apenas isso.
Quanto às ofensas feitas aos repórteres e ao site, cabe avaliação da justiça, por meio de advogados. Estamos a disposição

para qualquer esclarecimento legal.

Portal AgoraVale

Anônimo disse...

Vale lembrar que na antiga entrada principal do Museu de Antiguidades Paulista, existe uma Pedra Fundamental, constando nomes de seus fundadores e co-fundadores.
Seria possível o restauro de tal, até para uma questão de justiça e homenagem?

Unknown disse...

Caro sr. Jornalismo (Não tenho infelizmente, qualquer outra referência), nossa postagem sobre o assunto, foi efetuada numa oportunidade em que outros dois veículos da região, também publicaram notas desfavoráveis aos interesses dos caçapavenses, especialmente aqueles envolvidos com o projeto de revitalização do Museu do Automóvel, razão pela qual, tivemos a atenção despertada pelo pedido do Sr. Lucaz de fotografar os veículos, ocasião em que lhe foi solicitado, que fotografasse alguns dos veículos já limpos e higienizados, como forma até mesmo de mostrar que os mesmos ainda não estão totalmente irrecuperáveis e também para que saudosistas e admiradores de carros antigos, já pudessem, de pronto, apreciar estas maravilhas que encantaram tantas gerações.
A revolta dos caçapavenses, se prende, básicamente quanto às fotografias que foram publicadas pois, quanto ao texto, está perfeito, do ponto de vista jornalistico, inclusive em decorrência de ter sido elaborado com a participação da Assessora de Imprensa da Secretaria de Cultura de Caçapava.
No entanto, o amigo há de convir, uma foto vale por 100 páginas e foi exatamente isto que estimulou esta reação, tanto de nossa parte, quanto, e principalmente, de caçapavenses que se sentiram ofendidos, afinal, porque se mostrar uma situação que já não mais existe, em detrimento da atual imagem de saneamento, de limpesa, de organização, enfim de alguma atividade relacionada ao acervo, não é mesmo?

Anônimo disse...

Grande JC:
Excelente as suas respostas ao fotógrafo e ao "Jornalismo"!
O Sr. Lucas Lacaz Ruiz tentou se redimir num texto mal elaborado e até dando uma conotação de que pode ser um dos responsáveis pela recuperação do acervo.
JC, precisamos de pessoas como você em nossa cidade! Avante e não dê bolas para as críticas deste post!
Um abraço!
CMONTEIRO

Ditão da Vila Bela disse...

JC, ainda não vimos nada sobre a matéria veiculada no jornal O Vale essa semana. Acho que o povo caçapavense tem ao menos direito de saber quem são seus governantes.
grato

Anônimo disse...

Jc à tempos atras viviam descendo a lenha no prefeito porque não assumia o museu, um patrimônio tão importante para o município e todo mundo queria que o museu tivesse um destino. Agora depois de tantas lutas e principalmente uma luta fortíssima do Sr Hudson, vem esses caras de um jornalzinho qualquer jogar farinha no ventilador num patrimônio que é nosso agora. Porque não vai plantar favas ?