As Ferraris da aviação agora terão identidade chinesa! |
A Cirrus Industries anunciou ontem que iniciou um acordo definitivo de fusão com a Caiga (China Aviation Industry General Aircraft) por meio do qual a companhia chinesa irá adquirir a Cirrus. A expectativa é que a negociação esteja concluída até o final do primeiro semestre.
Na última década, a Cirrus entregou aproximadamente 5.000 aeronaves e tornou-se líder do segmento de aviões monomotores, com os modelos SR20 e SR22. O presidente e CEO da Cirrus, Brent Wouters, declarou que “a transação terá um impacto positivo” e que a parceira chinesa trará novos recursos que permitirão acelerar os programas de desenvolvimento de novas aeronaves — notadamente o monojato SF-50 Vision, ou Cirrus Jet.
No entanto, o jornal americano online “AeroNews.Net” publicou hoje um editorial afirmando que o programa estaria ameaçado, pois o cronograma original está atrasado, assim como a devolução de depósitos restituíveis.
Além disso, o ANN afirma que muitos funcionários estariam abandonando a companhia e que a cadeia de serviços também tem sido afetada.
A crise financeira da Cirrus tem se agravado desde o final de 2008, após o afastamento do projetista e fundador Alan Klapmeier, que hoje está à frente do programa de desenvolvimento do monoturboélice Kestrel.
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