Taiadablog: Só o MAC e desastre na Dutra colocam Caçapava na mídia !!!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Só o MAC e desastre na Dutra colocam Caçapava na mídia !!!

Meus amigos: só existem duas coisas neste mundão de meu Deus, que conseguem colocar nossa cidade na pauta da grande imprensa: acidente feio na Via Dutra no perímetro de Caçapava, e o MAC - Museu do Automóvel de Caçapava.

Vejam voces, mesmo fechado, com os carros ainda não recuperados, sem local definitivo para exibir os veículos, o Museu do Automóvel chama a atenção de admiradores do mundo inteiro, principalmente os de nossa região!

Os veículos que fazem parte do acervo, foram limpos, higienizados (contaminados que estavam por dejetos de pombos e morcegos!) e encontram-se estacionados em um pavilhão do Centro Cultural de Caçapava, no aguardo das demais e necessárias providências de caráter burocrático para  a reabertura do Museu, na Fazenda Esperança!

O tempo em que ficaram práticamente estagnados, sem manutenção ou limpeza, cobrou um preço alto e a maioria dos veículos, apresenta a necessidade de restauro parcial e, em alguns modelos, até mesmo restaurações completas, cujo custo, sabe-se, com certeza, é proibitivo frente a outras carências públicas prementes!

Entretanto, estamos, aqui no Vale do Paraíba, encravados em meio às maiores montadoras do mundo (Wolks, GM, Ford e Chery) que, certamente, não se negarão a contribuir para a recuperação deste rico patrimônio, para que,com a maior brevidade, o Museu do Automóvel de Caçapava - o MAC, possa abrir novamente suas portas, com os veículos inteiramente recuperados, ao gosto de seu principal interessado e criador: Roberto Eduardo Lee!

Acho no entanto, embora concorde com as afirmativas expostas pelas autoridades municipais, que não podemos privar a população, os estudantes, e os demais admiradores, da visão deste rico acervo, no estado em que se encontra atualmente, até mesmo para que se valorize, ainda mais, à completa restauração e também como forma de incentivar o civismo desde a tenra idade!

Depois de 40 anos nas sombras geladas do antigo pavilhão da Fazenda Esperança, acho mesmo que seria até mesmo uma obrigação das autoridades municipais, em mostrar o acervo imediatamente.

Desde 2008, estamos em campanha permanente em favor da reabertura do MAC e temos presenciado grande movimentação em torno do veículo Tucker, uma jóia rara, remanescente de uma frota de 50 veículos que foram construídos nos EUA, onde se encontram 48 deles, um no Japão, e o outro repousando, tranquilamente no MAC.

Tucker #1035, antes de ser lavado e higienizado.
Necessária restauração total !
Apesar das transformações pelas quais este veículo passou nos últimos anos (troca de motor (inclusive de traseiro para dianteiro), de câmbio, modificações na suspensão, e até mesmo de itens do console (velocimetro, rádio e outros), o interesse por este veículo é uma coisa impressionante!

Tem gente do mundo inteiro e também, claro, do Brasil, interessada em auxiliar na recuperação completa do nosso Tucker e até mesmo o Taiadablog, gostaria de encabeçar uma campanha deste tipo mas, com o aval e a anuência das autoridades municipais!

Por enquanto e até que se definam as providências em relação ao nosso Tucker, acho que ele deveria ser exposto nas principais feiras de automóveis antigos do país, como forma de arregimentar o maior apoio possível, nas argumentações relacionadas à obtenção de recursos para a restauração, não só dele, do Tucker, como também de todos os veículos do acervo!

Insisto que o Museu do Automóvel de Caçapava, modificará, por completo, o norte turístico de nossa cidade num futuro breve. Quem viver, verá!

Nenhum comentário: