Taiadablog: 55% dos municípios flertam com a escassez de água !!!

quarta-feira, 23 de março de 2011

55% dos municípios flertam com a escassez de água !!!

  A Agência Nacionais de Águas divulgou nesta terça (21) um estudo preocupante. Chama-se “Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água”, onde se informa que mais da metade dos 5.565 municípios brasileiros convive com o risco da falta d’água.
Estima que, até 2015, o déficit no abastecimento de água pode atingir 55% das cidades do país. Está-se falando de 3.059 municípios. Hoje, abrigam algo como 125 milhões de pessoas. Ou 71% da população urbana do país.
A lista inclui, por exemplo, São Paulo, Rio, Salvador, Belo Horizonte, Porto alegre e Brasília.
Para evitar o flagelo, diz o estudo da agência oficial, será preciso investir R$ 22,2 bilhões nos próximos cinco anos, para ser borrifado em mananciais e sistemas de abastecimento de água. Se concluídas até 2015, as obras garantirão o fornecimento de água pelos dez anos seguintes. Do contrário...
...Do contrário, pode haver desabastecimento de água nas 3.059 cidades -que, em 2025, terão 139 milhões de moradores. Ou 72% da população do país.
“O intenso trabalho que resultou no Atlas Brasil ajuda o país a identificar os gargalos e carências de várias regiões”, diz a ministra Izabela Teixeira (Meio Ambiente), segundo a qual, “cada um dos 5.565 municípios brasileiros, um a um, foi avaliado” pela agência!
Obteve-se, no dizer da ministra, “uma ferramenta indispensável para a tomada de decisões e para a racionalização de investimentos em todo país”. Agora, só falta arranjar disposição e dinheiro para resolver o problema. O mais curioso é que o Brasil possui o maior potencial hídrico do planeta.
A abundância dá a falsa idéia de que a água coisa líquida e certa. Pouca gente contempla a ideia de que substância insípida, inodora e incolor pare de jorrar da torneira.
- Serviço: Aqui, os detalhes do estudo da Agência Nacional de Águas!

Nenhum comentário: