Taiadablog: Major Curió está preso em Brasilía !!!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Major Curió está preso em Brasilía !!!

O oficial de reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, um dos militares responsáveis pela repressão à Guerrilha do Araguaia na década de 1970, foi preso em Brasília durante uma operação de busca e apreensão a documentos da ditadura.

A ordem foi dada pela 1ª Vara da Justiça Federal, atendendo a um pedido do Ministério Público Federal do Distrito Federal (MP-DF).

Os mandados são mais uma tentativa de localizar documentos que possam revelar o paradeiro de corpos de militantes políticos que participaram da Guerrilha do Araguaia. As buscas foram feitas pela Polícia Federal e por oficiais de Justiça nas duas residencias do major Curió.

Segundo o MP-DF, foram apreendidos documentos, um computador e uma arma de fogo sem documentação. Todo o material apreendido será encaminhado para análise.

Após a prisão feita ontem (29), o major prestou novo depoimento à Justiça e ao MPF. Em seguida, o oficial foi levado à Superintendência da Polícia Federal, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma. Por ser militar, Curió foi encaminhado à Polícia do Exército. Recentemente, ele admitiu que pelo menos 41 militantes foram executados após serem capturados pelo Exército.

O Garimpo de Serra Pelada era uma área repleta de tensões
Este cidadão, também foi designado, pelo Presidente da República João Figueiredo, no início dos anos 80, para ser controlador do Garimpo de Serra Pelada, atividade que desempenhou com mão de ferro! E também com outras mãos, que o ajudaram a consolidar posicionamento político na região por muitos anos!

O MPF tem mais é que apertar este cidadão, porque ele sabe de muita coisa que ainda hoje não é explicada, emn relação às suas passagens pela história (Guerrilha do Araguai e Garimpo de Serra Pelada!).

Ele chegou mesmo a até criar uma cidade (Curionópolis, PA), em homenagem à seu apelido nas sombras da ditadura!

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse Filho da Puta é o Maior Ladrão de Ouro do Mundo... tem muito ouro roubado na Serra Pelada e escondido, que deve ser confiscado para o erário público.