Taiadablog: O Dalai Lama se vai !!!

quinta-feira, 10 de março de 2011

O Dalai Lama se vai !!!

Dalai Lama, líder zen e político dos tibetanos no exílio anunciou hoje que pretende renunciar a seu papel político. Aos 75 anos, prêmio Nobel da Paz, vai transferir seu posto a um novo responsável "eleito".

Vai sugerir isso na próxima sessão, ainda em março, do "parlamento dos tibetanos no exílio". Sua afirmação veio num comunicado em Dharamshala, onde está situada a sede do governo tibetano "no exílio", ao norte da Índia. "No início dos anos 1960, eu vivi repetidos conflitos pelo fato de o Tibet necessitar de um líder, eleito de maneira livre pelo povo tibetano, a quem eu posso devolver o poder". "Agora, é chegado o momento de colocar essa substituição em curso." Modesto o Dalai, não?

O governo chinês demonstrou ceticismo hoje, diante do anúncio do Dalai de "ceder" seu poder político a representantes "livremente eleitos", assegurando que as palavras do líder tibetano são "um truque para enganar a comunidade internacional".

Numa entrevista coletiva, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Jiang Yu, qualificou o Dalai de "exilado político sob o disfarce de um religioso". E o acusou de estar "envolvido em atividades destinadas à divisão da China". Jiang também ressaltou que o anúncio de sua aposentadoria política não é uma novidade e também lançou críticas contra o "governo tibetano no exílio", ao qual qualificou de "organização política ilegal não reconhecida por nenhum país".

Nenhum comentário: