Taiadablog: Sem tripulantes !!!

domingo, 6 de março de 2011

Sem tripulantes !!!




A Força Área dos EUA botou em órbita hoje seu segundo avião experimental sem tripulação, o X-37B Orbital Test Vehicle 2, que servirá para provar sistemas e sensores de satélites. Os X-37B são aeronaves similares às naves espaciais, mas bem menores e totalmente autônomas. O lançamento, secreto, foi feito de Cabo Canaveral, na Flórida, nesta madrugada, horário de Brasília.

A força aérea americana não informou detalhes sobre a missão do avião, que pode passar nove meses no espaço. O primeiro deles (foto abaixo), já realizou uma que começou em abril do ano passado, durando 270 dias. Todo o material registrado foi marcado como "classificado" e nunca divulgado.





Mas um mês após estar em órbita, o telescópio de um astrônomo amador canadense captou o seu voo durante alguns segundos. A nave ficou em uma órbita de 40 graus, numa rota que passa no Afeganistão, Paquistão, Coreia do Norte e Iraque, entre outros países, dando corda para especulações e falatório sobre missão de espionagem. Se for verdade, e não há motivo para não ser, agora a capacidade americana de bisbilhotagem sideral por essas naves está duplicada. Por enquanto!

Nenhum comentário: