Taiadablog: Na mosca !!!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Na mosca !!!




A diplomacia americana considera que a corrupção durante o governo de Lula era "generalizada e persistente" e atingia todos os Três Poderes. A avaliação está numa carta enviada há um ano e meio pelo embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, ao procurador-geral americano, Eric Holder.

A correspondência diplomática americana foi revelada pelo saite de hackers Wikileaks. Acerta na mosca em sua análise, repetindo considerações feitas também em 2004 e 2005.

A percepção americana não havia mudado sobre a presença da corrupção na administração. E o fenômeno não se limitaria aos Três Poderes. Segundo o embaixador, as forças de ordem também seriam prejudicadas por "falta de treinamento, rivalidades burocráticas, corrupção em algumas agências e uma força policial muito pequena para cobrir um país com 200 milhões de habitantes".

Sobre a Justiça no Brasil. "Apesar de muitos juristas serem de alto nível, o sistema judiciário brasileiro é frequentemente descrito como sendo disfuncional, permeado por jurisdições que se acumulam, falta de treinamento, burocracia e atrasos". "Polícia, procuradores e juízes precisam de treinamento adicional. Procuradores e juízes, em especial, precisam de treinamento básico para ajudá-los a caminhar em direção a um sistema acusatório mais eficiente".

Nenhum comentário: