Brigadeiro Nero Moura (Cachoeira do Sul, 30 de janeiro de 1910 - Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 1994) foi um militar brasileiro. É o patrono da aviação de caça do Brasil.
Em 1927 foi admitido como
cadete na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro. No ano
seguinte foi transferido para a Escola de Aviação Militar no Campo dos
Afonsos, onde completou os estudos de oficial aviador do Exército.
Promovido a segundo-tenente em janeiro de 1931, suas primeiras missões foram no Correio Aéreo Militar.
Promovido a segundo-tenente em janeiro de 1931, suas primeiras missões foram no Correio Aéreo Militar.
Participou da organização e criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira, em 1941, já como major-aviador, tendo sido instrutor do curso de aperfeiçoamento de oficiais.
Durante a Revolução de
1932 participou do lado das forças legais, executando voos de
reconhecimento, bombardeio e ataque ao solo, na região do Vale do
Paraíba. Em 1934 foi enviado para o curso de aperfeiçoamento na École d'Aplication de L'air, em Versalhes, na França.
Promovido a capitão, em
1937, foi designado subcomandante e comandante substituto do Terceiro
Regimento de Aviação em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Durante a Segunda Guerra Mundial foi comandante do Grupo de Caça (First Brazilian Fighter Squadron - 350th Fighter Group - 12th Air Force), tendo realizado 62 missões de guerra entre 4 de novembro de 1944 e 1 de maio de 1945.
Participou da organização e criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira, em 1941, já como major-aviador, tendo sido instrutor do curso de aperfeiçoamento de oficiais.
Foi o piloto do Presidente Getúlio Vargas e fez inúmeras viajens diplomáticas pelos países da América do Sul e outros na América do Norte.
Foi o piloto do Presidente Getúlio Vargas e fez inúmeras viajens diplomáticas pelos países da América do Sul e outros na América do Norte.
Em 1945 foi nomeado comandante do Primeiro Regimento de Aviação da Base Aérea de Santa Cruz.
Aposentou-se da Aeronáutica aos 35 anos, com 5.000 horas de vôo. Fundador e organizador da Aerovias Brasil e do Loide Aéreo.
Getulio Vargas, ao ser eleito para presidente da república, o convidou para ser ministro da Aeronáutica em 1951, posto que exerceu até 18 de agosto de 1954. Durante sua gestão foi responsável pela criação dos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) na Aeronáutica, pela inauguração da Base Áerea do Cachimbo e pelo recebimento dos primeiros aviões a jato da Aeronáutica, o Gloster Meteor.
Um comentário:
Justa homenagem a este grande homem, meu já falava muito sobre seus feitos em prol da aviação.
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