Taiadablog: O que foi o Tratado de Tordesilhas !!!

terça-feira, 17 de julho de 2012

O que foi o Tratado de Tordesilhas !!!




O Tratado de Tordesilhas foi um acordo feito entre Portugal e a Espanha, com o intuito de dividir as terras conquistadas e as que iriam ser descobertas. Mas antes de falar sobre isso é importante que você saiba como se encontravam a situação do mundo nessa época.

Como todos sabem na época das grandes navegações, os europeus se aventuraram através dos mares com o intuito de conquistar novas terras sem se importarem se essas já se encontravam habitadas ou não. Pois eles acreditavam que os povos não cristãos e não civilizados não tinham direito sobre as terras e poderiam ser dominados.

Assim vários exploradores seguiram viagem rumo às terras desconhecidas, entre eles estava o navegador genovês Cristóvão Colombo, ele era financiado pelos recursos da Coroa Espanhola e em 1492 fez uma das maiores descobertas realizadas no período das grandes navegações, ele foi o primeiro explorador que se tem notícia a encontrar o continente americano, que naquela época chamavam de terras a oeste. Após essa grande descoberta, o reino espanhol expandiu seus negócios marítimos.

Esse fato não agradou em nada os portugueses que assim como os espanhóis estavam em busca de novas terras para explorar e assim as duas nações começaram a entrar em conflito. Com o intuito de impedir que esse conflito se tornasse em algo maior e incontrolável, o papa Alexandre VI foi convocado para negociar os limites de exploração colonial entre os dois países.

Portugal queria garantir sua posse exclusiva da terra africana, sobre suas riquezas, os negros, os quais fizeram de escravos e tudo o mais que a terra oferecesse, enquanto que a Espanha preocupava-se em legitimar a exploração nas terras localizadas a oeste. Então em 1493, o papa anunciou a assinatura da Bula Inter Coetera, um acordo no qual fixava uma linha imaginária a 100 léguas da Ilha de Açores.

Porém o rei Dom João II não se agradando desse acordo, pois não satisfazia os interesses dos portugueses exigiu que fosse feita sua revisão. Alguns historiadores acreditam que essa mudança de opinião indicava que os portugueses tinham conhecimento de outras terras localizadas na parte sul do novo continente descoberto pelos espanhóis e isso de fato foi verdade, pois poucos anos depois o Brasil foi descoberto por Portugal. Os espanhóis querendo evitar um conflito militar aceitaram a revisão dos acordos e mais uma vez o papa intermediou nessa parte. E assim foi assinado o Tratado de Tordesilhas em junho de 1494.



O Tratado determinava a divisão das áreas de influência dos países europeus, sendo que Portugal teria direito as terras descobertas e que ainda iria descobrir localizadas antes da linha imaginária que demarcava 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, enquanto que a Espanha teria direito as terras que ficassem além dessa linha. Porém houve dificuldades em executar a demarcação do tratado, pois os cosmógrafos divergiam sobre as dimensões da Terra, sobre o ponto de partida para a contagem das léguas e sobre a própria extensão das léguas, que era diferente entre os reinos da Espanha e Portugal.

Com a esperança de algum dia estabelecer a união ibérica, incorporando Portugal através de sua política de casamentos, os espanhóis cederam. Enquanto que os portugueses que tinham mais experiência nessa parte se mantiveram firmes, obtendo a vantagem nessa parte. Assim o tratado garantia o domínio das águas do Atlântico Sul a Portugal , isso era essencial para que os navegadores portugueses fizessem a manobra náutica volta do mar, com o intuito de evitar as correntes marítimas que empurravam as embarcações que navegassem junto à costa sudoeste africada para o norte, assim permitia que eles ultrapassassem o cabo da Boa Esperança.

Pois os portugueses tinham o objetivo de alcançar a Índia, o objetivo foi cumprido pela frota de Vasco da Gama, em sua primeira viagem de 1497 a 1499. E como todos sabem por volta de 1500 a expedição de Pedro Álvares Cabral que deveria seguir rumo à Índia, acabou atingindo a costa do Brasil, deixando a incógnita se a descoberta do Brasil foi acaso ou os portugueses já sabiam o que procurar. Porém em meio a tudo isso, a partilha de terras não agradou aos outros monarcas que não aceitavam que a divisão se restringisse somente aos países ibéricos. Então os franceses passaram a organizar expedições marítimas para o Brasil, dando sinais de que não reconheciam o tratado. Outras nações também não se agradaram do tratado e começaram a agir.

Por isso começaram a aparecer na costa do Brasil, embarcações que faziam o comércio clandestino, fazendo contato com os indígenas e aliando-se a eles contra os portugueses. Foi assim que surgiu o corso, a pirataria e o contrabando, pois em busca de pau-brasil os armadores de Honfleur. Ruão e La Rochelle fundavam feitorias e saqueavam naus.
 

Para se protegerem, os portugueses intensificaram os mecanismos de controle e dominação de seus territórios. E a partir do ano 1530, Portugal enviou Martinho Afonso para as terras brasileiras, com o intuito de fundar o primeiro centro de exploração colonial. Enquanto isso as expedições inglesas e francesas buscaram terras na região norte do continente americano, conquistando essas terras e tornando-as suas colônias. Mediante tal proposta, os portugueses se viram forçados a intensificar os mecanismos de controle e dominação sobre seus territórios.

A partir de 1530, Portugal enviou Martinho Afonso para as terras brasileiras, com o objetivo de fundar o primeiro centro de exploração colonial. Em contrapartida, expedições inglesas e francesas buscaram terras na região norte do continente americano. Mais tarde, durante a União Ibérica, os portugueses se expandiram tanto na América do Sul, que em 1680, fundaram um estabelecimento à margem esquerda do rio da Prata, em frente a Buenos Aires: a Colônia do Sacramento, com o intuito de firmar comércio naquele lugar.

No entanto a fixação portuguesa em território oficialmente espanhol resultou em vários anos de conflitos armados, os quais conduziriam uma nova negociação, o Tratado de Madrid, em 1750.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom....informação bem explicada, fácil de ser entendida e muito interessante!!!Parabéns.