Taiadablog: Microsoft pede que usuários desabilitem gadgets por questão de segurança !!!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Microsoft pede que usuários desabilitem gadgets por questão de segurança !!!

A Microsoft está avisando aos usuários do Windows Vista e do Windows 7 que a barra lateral e os Gadgets na área de trabalho - aqueles que dão informações do tempo, calendário e cotações da bolsa - devem ser desabilitados. 
 
Estes aplicativos são baseados em HTML que obtêm informações da internet, e a empresa declarou que gadgets "perigosos" podem permitir que hackers apliquem códigos arbitrários nos sistemas.


Em um aviso de segurança enviado nesta semana, a Microsoft disponibilizou um programa que desabilita automaticamente o Windows Sidebar e o Gadgets nos sistemas Vista e 7. A empresa diz que o programa vai atuar temporariamente para "bloquear conhecidos vetores de ataque até que uma atualização do sistema esteja disponível." Ainda não está claro se uma atualização completa de segurança bloqueará os gadgets permanentemente.

A Microsoft também anunciou ontem que pelo menos 28 dos seus certificados digitais são menos seguros do que o recomendável, e revogou estes documentos. Essa descoberta é resultado direto de uma investigação sobre o malware Flame e a forma como hackers foram capazes de utilizá-lo para forjar certificados da Microsoft para então serem reconhecidos online como servidores do Windows Update. Isso permitiu que os hackers enviassem o Flame para todos os clientes que se conectavam aos servidores em busca de updates do sistema.

Sobre estes novos certificados descobertos, a empresa não disse exatamente para que finalidade teriam sido usados. No anúncio durante o evento July Patch Tuesday, muitos destes documentos foram listados apenas como "Microsoft Online Svcs". Os executivos disseram que nenhum foi usado de forma maliciosa, e que a empresa estava prevenindo os usuários para que isso não aconteça.
 
Um novo programa que atualiza estes documentos também foi lançado pela empresa, e anunciado como um update fundamental para sistemas operacionais a partir do Windows Vista.

Nenhum comentário: