Taiadablog: Elite da igreja !!!

sábado, 21 de julho de 2012

Elite da igreja !!!


Dom Lucas Moreira Neves, nascido em 1925 e falecido 2002, foi um destacado cardeal brasileiro. Estudou teologia na França e ordenou-se padre pela Ordem dos Dominicanos. Foi bispo de sua cidade natal, São João Del Rey, e também bispo-auxiliar de Dom Paulo Evaristo Arns, na capital paulista. 
 
O papa Paulo VI convidou-o para um dos cargos mais importantes do Vaticano, o Pontifício Conselho para os Leigos. Nessa época, 1974, conheceu um certo polonês chamado Karol Wojtyla, que viria anos depois ser o sumo pontífice da Igreja, com nome de João Paulo II. Nos primeiros anos do pontificado de João Paulo II, foi o titular da Congregação dos Bispos, em Roma. 
 
Foi numa das viagens do papa ao Brasil que fiz essa foto aí, na Sé de Salvador. Considerado conservador, assumiu a arquidiocese de Salvador. Teve usar de toda diplomacia para conciliar sua crença de católico autêntico com o sincretismo religioso da Bahia, os ritos da umbanda. Escritor da Academia Brasileira de Letras, Dom Lucas era neto de escravos, primo de Tancredo Neves. Aliás, sempre dizia: - Sou mais amigo do que parente.

Nenhum comentário: