Taiadablog: A FEB na Segunda Guerra Mundial !!! Parte 1

segunda-feira, 30 de julho de 2012

A FEB na Segunda Guerra Mundial !!! Parte 1




Brasileiros que tiveram, finalmente, sua história contada! Combatentes, enfermeiras e pacifistas de nosso país que ajudaram a libertar a Itália do domínio das tropas de Hitler.
A equipe da RPCTV (Rede Paranaense de Comunicação), percorreu os locais dos combates na Itália e encontrou, mesmo passados 66 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, testemunhas da história e da presença dos brasileiros. Impossível não se emocionar com os depoimentos de italianos que, até hoje, nos chamam de "Liberatori" ! (libertadores).
Na Itália, a bordo de um motorhome que serviu como casa por 20 dias, Alexander De Marco (repórter cinematográfico, produtor e idealizador do projeto), Fernando Parracho (repórter e roteirista) e o auxiliar técnico Dirceu de Souza, percorreram mais de 2.000 quilômetros cruzando as montanhas da Toscana e da Emiglia Romagna para mostrar como foi a participação dos brasileiros -- dos paranaenses -- na Segunda Guerra. Você vai conhecer os locais dos principais combates, as cidades que foram dominadas pelo exército de Hitler e que a FEB, a Força Expedicionária Brasileira, lutou para libertar. 
Você vai saber porque o Brasil, mesmo tão distante do conflito, entrou nessa luta. O centenário do maior herói da FEB, o paranaense Max Wolff Filho, morto em combate. As mulheres paranaenses que ajudaram a salvar muitas vidas: A enfermeira Virgínia Leite, numa entrevista exclusiva pouco antes de sua morte, e a mulher do escritor Guimarães Rosa, Aracy, que ganhou o título de anjo de Hamburgo.
Os repórteres apresentam também o lado místico da guerra: o mistério das estátuas que resistiram a uma chuva de bombas e a capela, construída pelos brasileiros, que ficou escondida no mato por mais de meio século.
Os caçadores de tesouros que até hoje encontram bombas, armas e os mais curiosos objetos; e os que se esforçam para manter viva a memória dos brasileiros no país que foi arrasado pelos canhões.
A equipe também resgatou fotos e filmes da época num registro fiel dos fatos que marcaram a década de 40 no Brasil e na Itália.
Estes e muitos outros destaques você pode conferir nesta série de quatro filmes inéditos que o Taiadablog começará a exibir hoje, com filmes originalmente produzidos em alta definição (HDTV), numa viagem no tempo e por localidades na Itália que marcaram a vida dos nossos praçinhas. Comunidades que também ficaram marcadas pela passagem dos brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial!
Pesquisa, Produção, Imagens e Edição: Alexander De Marco
Roteiro e Reportagem: Fernando Parracho
Áudio e Iluminação: Dirceu de Souza
Produção no Brasil: Jorge Narozniak
Finalização: Alexandre Marques
Tradução: Mário Pereira
Realização: RPCTV -- Rede Paranaense de Comunicação / GRPCOM (2011)


Nenhum comentário: