Taiadablog: Onça matou idosa no Paraná !!!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Onça matou idosa no Paraná !!!





 

Uma mulher de 80 anos foi atacada e morta por uma onça parda na zona rural de São Jorge d'Oeste, no sudoeste do Paraná. O ataque foi no final de junho, mas apenas agora um laudo das pegadas e das mordidas no corpo da vítima certificou que o animal era uma onça.

É um animal que dificilmente tem contato com o ser humano. A atitude mais normal dele, quando encontra alguém, é fugir. A besta fera, que ainda está solta pela região, mede cerca de 1,5 metro de comprimento e pesa entre 50 e 60 quilos e se compara a um cachorro de grande porte. O animal é silvestre e típico do local.

A vítima, Joana Bordin, era moradora de um sítio e havia saído para pegar lenha. Ela sofreu arranhões profundos e também foi mordida pelo animal.

A Polícia Ambiental deslocou dez homens para a região para tentar capturar a onça. Enquanto alguns moradores do município, temerosos, também organizaram uma "caçada" à onça, o que é desaprovado pela polícia. Não é ela que está invadindo nosso espaço: somos nós que estamos invadindo o espaço dele, diz um tenente.

Nos idos dos anos 80, quando trabalhava no sul do estado do Pará, em empresa de mineração, estando na pequena estrada, no meio da floresta, que levava até o Rio Xingú, acompanhado de outro empregado, deparei-me com um animal deste, uma sussuarana, pouco maior que um cão fila, andando pela estrada!

Parei distante uns dois ou tres metros e ficamos observando a beleza do animal e, de repente, ela deu um salto espetacular e caiu em cima da tampa do motor da camionete Toyota, ficando a nos encarar através do para-brisas dianteiro!

Para ser sincero, estávamos armados (espingardas calibre 12), guardadas atrás do banco dianteiro do veículo e, muito assustados com o enorme animal bem à nossa frente, nenhuma reação nos foi possível a não ser aguardar!

Patas gigantescas, olhos cinzas e orelhas em alerta, o animal ficou aproximadamente 40 ou 50 segundos naquela posição e depois, num salto, sumiu pela floresta, deixando-nos aliviados!

Nenhum comentário: