Taiadablog: O bufão está aqui !!!

terça-feira, 31 de julho de 2012

O bufão está aqui !!!




 


O porra-lôca do Hugo Chávez está desde ontem no Brasil falando bobagens a respeito da entrada da sua Venezuela no Mercosul. Primeiro: não é entrada mas formalização do processo de entrada. Pode ser contestada judicialmente.

Segundo: a entrada de novos sócios no bloco é questão decidia pelos Estados membros, por dicisão dos seus parlamentos - e está sendo decidida ilegalmente pelos governos destes Estados.

Mas indo às curiosidades, Hugo Chávez jantou ontem com a Dilma e ministros. Saiu contando que a presidente se interessou muito sobre receber petróleo pesado venezuelano para ser refinado aqui no Brasil.

Vejam que coisa, pior, mais difícil de refinar, de virar diesel e gasolina que o petroléo brasileiro, só o venezuelano, mais pesado ainda, uma borra misturada com terra. Refinar petróleo é o grande gargalo na política energética brasileira. O país não tem refinarias, não as inaugura há vinte anos. Exporta seu petróleo bruto e importa diesel e gasolina, todos sabem.

E o bufão quer mandar petroléo cru para refinar nas refinarias que não temos. E as que temos não refinam petróleo com o peso do venezuelano. E por falar em refinaria, uma das quatro projetadas é a de Pernambuco, a Abreu de Lima, aquela "sociedade" entre Lula e Chávez - para a qual Chávez não deu um tostão até hoje, com a obra já pela metade.

Chavez é o sócio-caloteiro da refinaria Abreu de Lima. Aliás, é bondade falar que o mamífero venezuelano é o sócio de metade da refinaria, porque a parte dele no capital da binacional é to-tal-men-te financiada pelo BNDES. Isso mesmo. O que ele não conseguiu fazer ainda é simplesmente entregar a papelada que garanta o crédito do banco de fomentos brasileiro - nem isso ele consegue. Problemas de cadastro...

Anunciou também que comprou 6 aviõezinhos da Embraer, coitada. Vai demorar bastante para receber, os empresários, empreiteiros, comerciantes e parceiros do governo venezuelano, sempre às turras com o atraso e falta de pagamento que o digam.

O fato é que Dilma, mais a louca da Cristina Kirchner, o comunista tresloucado José Mijuca do Uruguai e Hugo Chávez transformaram, sem volta, um bloco econômico e comercial num bloco político bolivariano. Não precisava, pois para isso já existe, embora ainda clandestina, a "unasul". O Mercosul virou, então, outra "unasul"!

Nenhum comentário: