Taiadablog: Contornando o Estreito de Ormuz !!!

domingo, 15 de julho de 2012

Contornando o Estreito de Ormuz !!!





Os Emirados Árabes Unidos informaram que o oleoduto terrestre que contorna o Estreito de Ormuz começou a operar hoje, dando ao país membro da Opep garantias contra as ameaças do Irã de bloquear a estratégica via marítima.

O oleoduto tem início no oeste dos Emirados àrabes e a estatal Companhia Internacional de Investimento em Petróleo, que está por trás do projeto, confirmou que o primeiro embarque foi enviado pelo oleoduto, que pode transportar pelo menos 1,5 milhão de barris de petróleo bruto por dia. Contorna o Estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico, pelo qual passa um quinto do petróleo mundial e que o Irã sempre ameaça bloquear em retaliação ao embargo internacional imposto sobre as exportações de petróleo do país.

A construção deste oleoduto de 360 km de comprimento começou em 2008 para evitar a passagem pelo estreito de Ormuz, que une a região petroleira do Golfo com o mar de Omã. Sua capacidade responde por 70% da produção dos Emirados, que produz 2,5 milhões de barris por dia.O oleoduto conduzirá o petróleo dos campos de Habshan, no emirado de Abu Dhabi, a oeste, até o porto de Fuyaira.

Nenhum comentário: