Taiadablog: O Conde Ciano, sombra de Mussolini !!!

domingo, 29 de julho de 2012

O Conde Ciano, sombra de Mussolini !!!


O Conde Ciano, sombra de Mussolini
Ray Moseley
Editora Globo Livros




 

O livro narra a história de um dos principais condutores da política europeia durante a Segunda Guerra Mundial. O Conde Galeazzo Ciano, genro preferido de Benito Mussolini e seu ministro do Exterior, elucida não apenas o braço direito e herdeiro político do Duce, como também traça um retrato fiel dos bastidores do poder na Itália fascista, de seus jogos políticos e dos homens e mulheres que os protagonizaram. O livro é ilustrado com dezenas de fotos.

Uma jovem grávida aparece ao lado de dois homens em uma cidadezinha italiana perto da fronteira suíça e na mesma noite desaparece. Ela está sendo procurada pelo governo fascista e pelos ocupantes alemães. Ao reaparecer do lado suíço, encontra-se com um agente norte-americano que será o futuro diretor da CIA. Revela-se então que sua “gravidez” é feita de uma sacola de documentos, caçados pelo governo de Mussolini: ela é Edda Mussolini, filha do ditador, e aqueles são os diários de seu marido, o Conde Ciano, com a história secreta da política italiana durante a guerra, incluindo os erros e crimes do Duce. 

O ex-preferido do ditador está preso por traição e condenado à morte, numa das reviravoltas que envolveram a queda e a reascensão de Mussolini naqueles anos finais, e Edda Mussolini quer trocar os diários pela vida do marido.

Começa então um grande flash-back da relação entre Edda e Ciano. Depois de um namoro rápido e do casamento, a vida curta (1903-1944) e intensa do jovem aristocrata “frívolo, arrogante e prepotente”, mas também muito inteligente, transcorrerá numa mistura fatal de poder, espionagem, intriga, escândalo sexual e assassinato, tendo como pano de fundo as relações da Itália fascista com a Alemanha de Hitler, das quais ele seria um dos protagonistas.

A história de sua ascensão e queda e a recriação das cenas e dos personagens se funde a uma larga base de informações historiográficas, incluindo os Arquivos Nacionais de Washington, entrevistas e os detalhados diários roubados do jovem conde — iluminando de um modo revelador o mundo sombrio do regime fascista e os bastidores da Segunda Guerra Mundial. Por 50 reais!

Nenhum comentário: