Depois de exaustivas pesquisas, conseguimos, por fim, determinar a identidade do inseto que encontramos por aqui, na região central de Caçapava, no último sábado!
Trata-se do Besouro-da-figueira (Acrocinus longimanus), que é um besouro da família dos cerambicídeos, de ampla distribuição brasileira, cujas larvas são brocas de figueiras e de outras plantas silvestres. Possuem cerca de 7 cm de comprimento, coloração de fundo preto, e são ornamentados na cabeça, pronoto e élitros por desenhos vermelho-alaranjados e cinzentos. Os machos destacam-se pelo desenvolvimento das patas anteriores, que chegam a atingir o dobro do comprimento do corpo. Também são conhecidos pelos nomes de arlequim, arlequim-da-mata, arlequim-grande e broca-da-jaqueira!
Ao contrário do imaginado, não é peçonhento! Sua aparência, de fato, é assustadora, imaginem uma criatura destas voando por aí, não é mesmo?
Apenas não consigo imaginar como é que este besouro veio para aqui pela cidade, uma vez que nossos leitores já registraram a presença de exemplares na Vila Santos, na Vila Resende e até mesmo no Jardim Rafael?
Será que o desequilíbrio ecológico provocado pela mão do homem, tem atraído este tipo de besouro para as cidades?
2 comentários:
Não, isto não é pelo desiquilibrio ecologico...ele veio visitar os irmão que estão na casa da postagem anterior
Ai Besouro da Figueira ou seja, onde tem figueira possivelmente ele pode estar senão não seria o Besouro da figueira
Postar um comentário