Taiadablog: Descoberta a identidade do inseto !!!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Descoberta a identidade do inseto !!!




 
Depois de exaustivas pesquisas, conseguimos, por fim, determinar a identidade do inseto que encontramos por aqui, na região central de Caçapava, no último sábado!

Trata-se do Besouro-da-figueira (Acrocinus longimanus), que é um besouro da família dos cerambicídeos, de ampla distribuição brasileira, cujas larvas são brocas de figueiras e de outras plantas silvestres. Possuem cerca de 7 cm de comprimento, coloração de fundo preto, e são ornamentados na cabeça, pronoto e élitros por desenhos vermelho-alaranjados e cinzentos. Os machos destacam-se pelo desenvolvimento das patas anteriores, que chegam a atingir o dobro do comprimento do corpo. Também são conhecidos pelos nomes de arlequim, arlequim-da-mata, arlequim-grande e broca-da-jaqueira!
 
Ao contrário do imaginado, não é peçonhento! Sua aparência, de fato, é assustadora, imaginem uma criatura destas voando por aí, não é mesmo?
 
Apenas não consigo imaginar como é que este besouro veio para aqui pela cidade, uma vez que nossos leitores já registraram a presença de exemplares na Vila Santos, na Vila Resende e até mesmo no Jardim Rafael?
 
Será que o desequilíbrio ecológico provocado pela mão do homem, tem atraído este tipo de besouro para as cidades?

2 comentários:

Anônimo disse...

Não, isto não é pelo desiquilibrio ecologico...ele veio visitar os irmão que estão na casa da postagem anterior

Anônimo disse...

Ai Besouro da Figueira ou seja, onde tem figueira possivelmente ele pode estar senão não seria o Besouro da figueira