Taiadablog: Onde descartar os remédios vencidos???

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Onde descartar os remédios vencidos???

Enviado por nosso especial leitor, ausente por uns tempos e agora de retorno, manifestando sua preocupação com o descarte de medicamentos vencidos:
Sabemos que os medicamentos são fundamentais no tratamento das doenças mas quando deixam de ser necessários, os comprimidos, soluções liquidas, cápsulas etc. permanecem guardados durante algum tempo ate que percam a validade.

A partir daí, são descartados no lixo mas algo de muito sério passa a ocorrer: a contaminação do solo e da água pelos resíduos que essas substancias possuem, poluindo nosso meio. Como sabemos, não existem locais de recolhimento desses medicamentos vencidos e nunca fomos informados sobre os perigos que representam seu descarte.

Muitos medicamentos possuem componentes que resistem ao tempo e, como não recebem tratamentos específicos, podem passar a ser substancias nocivas que a população consome sem ter a menor idéia a respeito desse perigo.

A criação de postos de coleta de medicamentos vencidos, da mesma forma que se começa a fazer com pilhas e baterias usadas, seria a única solução adequada para livrar populações inteiras de intoxicações que podem se tornar crônicas e altamente prejudiciais à saúde. Imaginemos analgésicos, antinflamatorios, diuréticos, antibióticos, hormônios e uma quantidade sem fim de remédios diluídos na água que consumimos ou impregnados em alimentos que nascem do solo.

O que isso pode representar para o futuro da humanidade? Para se evitar que sejam jogados no lixo, os órgãos oficiais deveriam se preocupar seriamente em criar mecanismos de coleta e destruição dos medicamentos vencidos, isso porque as estações de tratamento de água não podem anular completamente a quantidade de elementos tóxicos contidos nos remedios embora alguns núcleos isolados já se preocupem com o problema mas ainda nada e feito a respeito.

Sabemos que o problema existe e é muito mais serio do que se possa imaginar. Possivelmente, as primeiras medidas a serem tomadas para que esta situação seja equacionada algum dia sejam as de esclarecimento via campanhas que visem educar a população a se preocupar mais com a forma e o destino de remédios descartados após vencimento.


Para isto ocorrer, devemos nos conscientizar cada vez mais e pensar numa forma de pressão às autoridades para que não protelem tanto um problema de tamanha importância.

Colaboração de Sérgio Vaisman médico, especialista em Cardiologia, Nutrologia e Medicina Preventiva!

Nenhum comentário: