Um mutirão de combate ao mosquito da Dengue, que vai contar até com ajuda do Exército, visa o reforço e a conscientização da população para o problema, em razão da cidade, depois de 6 anos sem registrar nenhum caso de dengue, já nestes primeiros dois meses do ano, ter apresentado quatro casos da doença contraída no município.
A ação ocorrerá até sexta feira (26) e envolverá homens do exército e agentes do controle de vetores, que farão vistorias em casas da região central, particularmente na Av. Cel. Alcântara, proximidades do Viaduto Torto!
Tais ações poderão ocorrer também, em outras áreas da cidade! O que é a dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, conforme o tempo em que é reconhecido o diagnóstico e iniciado o tratamento, com potencial de ser fatal.
A dengue é transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, mosquitos que picam durante o dia, ao contrário do mosquito comum, o Culex, que pica durante a noite. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. A dengue está se expandindo rapidamente, e a grande preocupação é que nos próximos anos a transmissão aumente por todas as áreas tropicais do mundo se medidas eficientes não forem tomadas para a contenção das epidemias.
Os sintomas de contaminação são: - Dores musculares e nas juntas; - Dor de cabeça e no fundo dos olhos; - Febre alta de início súbito; - Manchas vermelhas no corpo; - Falta de apetite; - Desânimo; - Às vezes, sangramentos de gengiva e nariz. No caso de dengue hemorrágica esses sintomas são associados a: - Queda brusca de temperatura; - Queda de pressão arterial; - Arroxeamento dos lábios e extremidades; - Sangramentos (pele, nariz, gengiva e aparelho digestivo); - Dor abdominal; - Alternância de sonolência e agitação.
Pessoas que apresentarem os sintomas acima devem procurar imediatamente um serviço de saúde.
Não existe vacina contra a dengue. Portanto, a única forma de prevenção é evitar água parada para que não haja a formação de criadouros do mosquito da dengue dentro de casa ou no local de trabalho: - Encha de areia os pratinhos de plantas; - Evite a planta aquática; - Não acumule entulhos e lixo; - Mantenha a piscina sempre tratada com cloro; - Retire a água acumulada das lajes; - Mantenha a lixeira sempre fechada; - Guarde pneus em lugares cobertos; - Guarde garrafas e baldes sempre virados para baixo; - Lave pelo menos duas vezes por semana, com água e sabão, os vasilhames onde é servida água para animais domésticos; - Mantenha bem tampados caixas e reservatórios de água; - Mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada; - Se a caixa de descarga não tiver tampa, é necessário fechar com plástico e fita adesiva; Ao sair de casa, use tampas "abre-fecha" nos ralos internos ou cubra com tapetes ou objetos.
O mais engraçado e trágico disto tudo, é que, esta grande campanha está sendo veiculada por vários jornais regionais e até mesmo no noticiário televisivo regional, e, nos sites da Câmara e da Prefeitura Municipal, não constam uma palavra sobre o mutirão!
Tem que ter SINERGIA!
Um comentário:
Em Caçapava tem muito mosquito CULEX que só agem à noite.
Postar um comentário