Taiadablog: Festa de São Firmino !!!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Festa de São Firmino !!!

Começou hoje em Pamplona, na Espanha, a festa de São Firmino, cuja principal atração é o encierro, a corrida de touros, num percurso de 800 metros, por três ruas do centro histórico, acabando na praça de touros da cidade. Acontecem todos os dias entre 7 e 14 de julho às 8 horas da manhã e normalmente duram três a quatro minutos.

Há muitas outras comemorações, que levam mais de meio milhão de turistas para a histórica cidade de 200 mil habitantes. A abertura é hoje à noite, com o chupinazo, lançamento de foguete, da sacada do Palácio Consistorial, sede do governo municipal, e o final à meia-noite de 14 de julho com a canção de despedida Pobre de mí.


 

Desde 1922, 15 pessoas foram mortas pelos touros, uma minoria entre os acidentes geralmente por quedas. O último caso aconteceu há três anos, quando um touro cravou seus chifres no pescoço, coração e pulmões de um espanhol 27 anos. 

A festa medieval encontra críticos, como a seita Peta, que sempre protesta pelada, mas este ano botou no meio da mulherada uns marmanjos, prejudicando a qualidade e publicação das imagens.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade."

Leonardo da Vinci (1452-1519)

Da Vinci era um gênio. Seria infalível em suas deduções?...