Taiadablog: O fim da GM em São José dos Campos !!!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

O fim da GM em São José dos Campos !!!

Fábrica da GM em São José dos Campos
Pois é meus amigos, parece estar chegando ao final, a história da fábrica da General Motors em São José dos Campos,que anda transferindo grande parte de sua produção para os parques industriais de Joinville (SC), onde já iniciou a produção de cabeçotes na unidade de motores, além de já produzir os primeiros veículos da família Onix (substituto do Celta), em sua linha de produção de Gravataí (RS!

Ao contrário do que se pensa e também do apregoado pelos trabalhadores da fábrica na região, estas mudanças estruturais de grande porte já estavam sendo analizadas há muito tempo, pressionadas pela inabilidade das pseudas lideranças sindicais da época, que preferiram forçar aumentos salariais indevidos e fora do contexto, fazendo com que os salários se inflacionassem de tal forma, que acabaram por inviabilizar a manutenção da planta de São José dos Campos e região!

Tais atividades, iniciadas na época da grande greve de 1980, fortaleceram os sindicatos e  centrais de trabalhadores, que acabaram se escorando na política de exigir, sempre, salários mais altos (apesar de fora do contexto!), até mesmo para garantir sua existência e poder de mobilização junto aos trabalhadores, colocando este tipo de política (de salários mais altos!), à frente da perspectiva de garantia de emprego e salário dentro da realidade industrial brasileira!

Deu no que deu e agora, o trabalhador da GMB conta que tem um PDV (Programa de Desligamento Voluntário), como caminho a ser seguido, ou então, a demissão normal, até a empresa encontre condições de continuar a perseguir seus objetivos de lucro e compromisso social, como foi até agora!

Ao trabalhador, resta cobrar do PT, do molusco, dos Sindicatos e das Centrais Sindicais por tamanho êrro de avaliação, que pode gerar transtornos sem precedentes na vida dos trabalhadores da região!

Na fábrica de São José dos Campos, restaria tão somente, a produção da picape Nova S10, da fábrica de motores, transmissão e produtos de estamparia.


Nenhum comentário: