Taiadablog: Os bois de Parintins !!!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Os bois de Parintins !!!


Uma das maiores rivalidades das competições folclóricas do Brasil é cheia de alegria e rica de histórias: a Festa do Boi-Bumbá, em Parintins, na beira do Rio Amazonas. 
 
Realizado há quase um século, sempre nessa época do ano, o festival de música e dança virou tradição e atrai ao coração da Amazônia milhares de turistas brasileiros e estrangeiros. De barco, navio ou avião vão apreciar o desfile dos blocos Garantido e Caprichoso, lá chamados de “bois”. 
 
Cada um é fiel a uma cor. O Garantido, vermelho. O Caprichoso, azul. Os fãs de um não usam nada, nem mesmo uma peça de roupa que tenha a matiz do outro. É questão de honra e não há quem mude essa querela. 
 
Durante uma semana os dois grupos de bois se apresentam na pista do Bumbódromo municipal até a madrugada, com três mil figurantes caprichosamente fantasiados. Como fosse uma ópera tropical, apresentam alegorias gigantescas e enredos musicais que contam de maneira apaixonada lendas sobre monstros e princesas, mitos e mistérios de sua terra. 
 
É um belíssimo espetáculo para os torcedores das arquibancadas dos camarotes e dos telespectadores do mundo inteiro, que recebem imagens ao vivo de Parintins!

Eu já fui e posso afirmar que é uma das maiores festas populares do mundo, em minha modesta opinião com figurinos muito melhores do que os do carnaval do Rio de Janeiro!

Um comentário:

Niltinho piloto disse...

Tens razão "seu" J C é uma festa maravilhosa, não sei aonde aquele povo arruma tanta garra e dinheiro para realizar aquilo tudo. Compensa uma visita em loco.