Taiadablog: Calendário vacinal de 2013 !!!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Calendário vacinal de 2013 !!!

O Calendário Vacinal de 2013, elaborado pelo Ministério da Saúde, serve para que se possa acompanhar e providenciar a vacinação do bebê nas datas indicadas pelo calendário e pelo ministério da saúde.

CALENDÁRIO VACINAL 2013 MINISTÉRIO DA SAÚDE

Cuidar da criança é obrigação de todos os pais e esta responsabilidade inicia tão logo a criança nasça, por isto é fundamental que se tenha em mãos. É o sonho de todos os pais e das mães que seus filhos estejam sempre saudáveis, fortes e com saúde! Mas para isto é preciso cuidados, muitos cuidados!
 
E quanto mais nova for a criança mais cuidados ela irá precisar, principalmente nas primeiras semanas de vida, quando o bebê é completamente indefeso e necessita dos cuidados dos pais para tudo! Mas estes cuidados não se restringem a apenas banho, alimentação e dormir na hora certa, que já é pai ou já é mãe sabe o quanto é preciso fazer pelo filho, além destes cuidados básicos.

E uma das atitudes que devem ser tomadas logo depois do nascimento do filho diz respeito às vacinas que são fortes protetores contra doenças que, em muitos casos podem ser fatais.
Quando os pais não se preocupam com a vacinação de seus filhos, logo que eles nascem e nos meses seguinte, esta criança corre o sério risco de vir a ter uma doença que além de comprometer sua saúde poderá até mesmo colocar sua vida em risco!

Vírus e bactérias estão livres no ar, presentes em todos os lugares e quando uma epidemia assola uma região ou o mundo todo, muitas pessoas se veem obrigadas a tomar precauções, incluindo a vacinação das crianças e dos adultos, dependendo do caso. No Brasil o calendário de vacinação da rede pública é bem amplo, sendo disponibilizadas vacinas que protegem contra várias doenças, em alguns casos que já foram erradicadas do país, como a poliomielite; e outra doenças como tétano, difteria, coqueluche, sarampo, rubéola, hepatite, pneumonia, meningite, gripe e outras mais.

No ano de 2013 algumas vacinas foram incluídas no calendário oficial do governo federal, sendo elas a vacina pentavalente e a pólio inativa que é um pouco diferente da pólio de gotinhas, que já é distribuída pelos postos de saúde. Então se você tem filhos pequenos e precisa vaciná-los preste atenção ao novo calendário de vacinação, pois é muito importante que todas as vacinas sejam dadas na dose indicada e na idade certa para que seu filho fique livre de todos os males que podem ser evitados por meio da vacinação. 

CALENDÁRIO VACINAL 2013 MINISTÉRIO DA SAÚDE
Se você quer ter acesso ao novo calendário de 2013 da vacinação no país, divulgado pelo Ministério da Saúde, pode acessar o site o endereço: [www.sbim.org.br/calendario_2013]  que é da Associação Brasileira de Imunizações e você poderá conferir o calendário com as vacinas para este ano.

Nenhum comentário: