Taiadablog: Papa Bento 16 renuncia !!!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento 16 renuncia !!!




 

O mundo católico amanheceu hoje em ebulição, com o anúncio da renúncia do papa Bento 16. 

Em breve comunicado entregue às agências noticiosas nesta manhã pelo seu porta-voz, Bento 16 afirma deixar o papado no próximo dia 28 de fevereiro, pela idade avançada e por não ter mai forças para cumprir sua missão.

Faz 600 anos que uma papa não renuncia. Antes de Bento 16 três outros o fizeram, Ponticiano no ano de 235, depois Celestino 5, em 1294 e Gregório 12, em 1415. 

Com a renúncia de Gregório 12 foi possível acabar com o Cisma do Ocidente, quando a Igreja chegou a ter um papa legítimo, o próprio Gregório 12, e dois antipapas, um em Avignon na França e outro em Pisa, na Itália.

Tomadas de supresa, as instituições católicas mundiais todas ainda não se manifestaram. No Brasil a CNBB vai emitir nota ainda hoje.

Fica no ar a situação no papado, pois não se conhece, na atualidade, o procedimento para a substituição do Sumo Pontífice. O Vaticano não se pronunciou e provavelmente não virá dele a informação e especialmente a decisão para eleição do novo chefe da Igreja Católica.

Isso porque o Vaticano e a Santa Sé não são a mesma coisa. Santa Sé, Sancta Sedes, do ponto de vista legal, é distinta do Vaticano, ou mais precisamente do Estado da Cidade do Vaticano. O Vaticano é um instrumento para a independência da Santa Sé que, por sua vez, tem uma natureza e uma identidade própria sui generis. É ela a representação do governo central da Igreja.

Ela é também o sujeito de direito internacional da Igreja. As relações e acordos diplomáticos com outros estados soberanos por exemplo, são estabelecidos com a Santa Sé, e não com o Vaticano. Essa cidade-estado é um território sobre o qual a Santa Sé tem soberania. E é também a Santa Sé, e não o Vaticano, quem possui representações diplomáticas, as Nunciaturas Apostólicas, em quase todos os países do mundo.

2 comentários:

Piolho de Garagem disse...

O que sustenta a Igreja não é o homem e sim o Divino Espirito Santo, portanto façamos vigília desde já para que o próximo Sucessor da Cátedra de Pedro seja forte e jovem para assumi-la.

Brasilino Neto disse...

Louve-se a atitude do Santo Padre Bento XVI, pois como o Homem, que iluminado pela Santíssima Trindade, conduz a Igreja Católica, reconheceu seus limites e entrega ao Supremo e Todo Poderoso Senhor seus destinos e os da Igreja de Roma. Padre Bento XVI, nada de grave há no gesto de Vossa Santidade, pois antes de representar gravidade representa sim a serenidade e a compreensão dos limites e desígnios que o Pai nos impõe. Padre Bento XVI, que mesmo afastado do Pontificado, que Deus conceda a Vossa Santidade vida longa junto de nós. Peço vossa benção.