A diferença entre Bacharelado e Licenciatura ainda é muito comum para jovens e adultos que pretendem ingressar em uma universidade ou especializar-se em alguma área, por isto confira agora como identificar e diferenciar Licenciatura de Bacharelado.
Ao sair do ensino médio, além de ter que se preocupar que curso irá fazer, o estudante precisa ter em mente que tipo de curso pretende seguir.
A decisão nesta hora é de suma importância pois irá afetar toda a vida da pessoa, de forma positiva ou negativa, de acordo com a escolha feita. Por isto, nesta hora, o jovem deverá contar com apoio dos pais e educadores, que deverão lhe informar ao máximo sobre as possibilidades de mercado dentro das possíveis profissões que ele gostaria de seguir.
E na hora de tomar esta importante decisão o jovem deve estar a par de todas as possibilidades, todos os caminhos a serem seguidos e as diferenças que existem entre eles, por exemplo: Há quatro opções de graduação: bacharelado, licenciatura, curso sequencial e curso tecnológico. A principal diferença, além do conteúdo, é o tempo que o aluno passa estudando: enquanto um bacharelado leva, em média, quatro anos para ser concluído, um curso tecnológico pode levar dois.
O fato de um oferecer mais ou menos tempo de estudo não garante de forma alguma o sucesso profissional ao aluno, isto vai depender de outros fatores, principalmente o interesse do aluno por uma ou outra área de atuação. O bacharelado, segundo o MEC - Ministério da Educação - é o curso superior que “confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional”, a formação proporcionada ao aluno é voltada para o mercado de trabalho, o que o torna apto apenas a desenvolver uma determinada área de atuação.
A licenciatura, por sua vez, prepara o estudante para dar aula como professor na educação básica, uma das características principais da licenciatura, que ensina ao aluno, além das disciplinas inerentes ao curso escolhido, técnicas que o tornarão apto a transmitir o aprendizado, tornando-o um professor. Se você é um profissional que deseja apenas investir em sua profissão não tem porque pensar em uma licenciatura, mas se você pensa, a médio ou longo prazo, também transmitir a outras pessoas o seu conhecimento adquirido ao longo dos anos, então é melhor pensar em uma licenciatura.
Os dois costumam dividir boa parte do currículo, mas quem prefere a licenciatura pode ter matérias específicas, mais focadas em aspectos pedagógicos. Para dar aula nos anos finais dos ensinos fundamental e médio, o estudante precisa ter cursado uma área do conhecimento, como matemática, física ou letras. Um aluno formado em engenharia, por exemplo, não pode dar aula de química. O tempo de curso, seja bacharelado ou licenciatura, depende de cada instituição de ensino superior, mas, em média, um bacharelado leva quatro anos - período que pode ser ligeiramente maior no segundo caso.
Os dois fornecem diploma. A licenciatura, assim como os cursos de bacharelado, permite que o aluno continue a sequência acadêmica, com especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário