Taiadablog: Mudanças no complexo urbano de Caçapava !!!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mudanças no complexo urbano de Caçapava !!!

Um breve passeio pela cidade, nos leva a confirmar a voracidade dos destruidores de imóveis e casarões antigos que, por representarem a criatividade dos construtores e engenheiros da época, não poderiam hoje estar servindo de objetos de especulação imobiliária, derrubados, indiscriminadamente, por "tubarões" ávidos pela lucratividade.

Mas, o pior mesmo, é que temos que assistir, passivamente, esta destruição, que está levando nossa cidade a transformar-se numa monotomia de pequenas e mal construídas salas comerciais para aluguel, que, também de forma inexorável, acabam provocando mudanças no trânsito de pessoas e veículos, que desfavorecem todo o complexo urbano, com previsíveis consequências tipo: engarrafamento de veículos e pessoas, falta de estacionamento, dificuldades para os serviços de segurança e infraestrutura, etc.
Desta forma, já foram destruídos imóveis riquíssimos à nossa história, transformados em horrendos pontos comerciais sem quaisquer brilhos e que só beneficiam mesmo, seus proprietários, que não estão nem aí, para seus valores históricos e artísticos!

Ainda nos restam alguns destes imóveis que merecem especial atenção das autoridades, com vistas à eventual tombamento! Vejam só:





A destruição destes maravilhosos prédios, que tanto nos lembram as boas épocas, começa devagarinho, sem alardes, apagando-se, num primeiro momento, as respectivas datas de construção dos imóveis que, na época, eram fixadas na parte central dos mesmos, no local mais alto. Em seguida, cerca-se o imóvel com tapumes, como se fosse ser feita uma reforma ou pintura! E, em seguida, num dia de domingo qualquer, quando as coisas estão bem calmas, faz-se a demolição num só golpe! Derruba-se tudo, não deixando tijolo sobre tijolo e na segunda feira, lá está o terreno limpo, sem quaisquer problemas!
Veja, por exemplo, o início da demolição do prédio Casarão 1909, na esquina da Rua Marques do Herval com 13 de Maio:
Primeiro é destruída a data de construção do prédio!
 Em seguida, fecha-se o terreno com  tapumes e inicia-se a demolição!
Ao final, não se deixa pedra sobre pedra!

Logo depois, parte-se para a construção de horrendos caixões como os abaixo, que desafiam a nossa inteligência, sobretudo por não conseguirmos entender como é que prédios sem janelas para ventilação e segurança, podem ter seu alvará concedido pelas autoridades, principalmente as sanitárias e de segurança contra incêndios!

Vejam só:

 Av. Cel. Alcântara
Av. Cel. Manoel Inocêncio
Rua 14 de Abril

Enfim, estamos trocando prédios antigos, históricos, do ponto de vista de contrução antiga e também por sua
participação nos eventos caçapavenses das boas épocas, por horrendos caixotes, sem ventilação e sem segurança, que transformam nossa cidade numa imensidão de pequenos pontos comerciais agrupados em situação incompatíveis com a realidade urbana atual!

Fotos dos casarões antigos: J.Sodré

4 comentários:

J. Marcos disse...

Lamentável toda esta destruição que ocorre em Caçapava. 90% da culpa, deve ser creditada a apenas um cidadão, ex-comerciante local, que resolveu investir na compra de imóveis antigos, para transformação em pontos comerciais de quinta categoria, para aluguel. Ele comprou a casa do Mirandinha, ali na Praça Dr. Pedro de Toledo e parece-me que está negociando com os dois vizinhos do lado, para também derrubar tudo e, certamente, fazer mais umas drogas de pontos comerciais de baixo valor de alugue. Alguém tem que parar este destruidor!

Guilherme disse...

Lindas Fotos

Gaeta disse...

Alguém sabia que o dito construtor aluga os pontos por preços escorchantes, mas dá recibo de apenas 50% do valor recebido, ou é assim ou entrega o ponto. Receita Federal nele.

Frei Tomate disse...

É verdade, JC. Uma triste verdade.

Lembro-me que há já bom tempo, no início do seu blog, falamos sobre o assunto. Na época fizemos, junto da manifestação dos blogueiros, um grande levantamento de antigos e lindos imóveis que ainda existiam e sobre os que já haviam perecido.

Caso você consiga resgatar aqueles comentários, por favor, utilize-os e faça nova matéria sobre o assunto, porque uma cidade sem memória é sinônimo de um povo sem história...

E isso Caçapava não merece!