Matéria de capa publicada no Diário Oficial de São Paulo desaconselha o uso de bicicletas dentro da capital paulista. Com o título "Mais ciclistas, mais acidentes", o órgão afirma que a internação de usuários deste meio de transporte vítimas de acidentes custou, no ano passado, R$ 3,2 milhões ao governo.
"A cada dia, no Estado de São Paulo, nove ciclistas são internados em hospitais públicos, vítimas de acidentes de trânsito. E pelo menos um deles morre".Na reportagem, o médico Jorge dos Santos Silva, chefe do grupo de trauma ortopédico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, afirma que o aumento no número de acidentes cresceu como consequência do maior número de ciclistas nas ruas.
"Para não colocar a vida de quem pedala em risco, recomendo não usar a bike no trânsito de São Paulo. É uma opção segura de lazer em cidades menores, parques públicos e em ciclovias instaladas na capital, aos domingos", declarou o médico. Segundo ele, os acidentes acontecem por causa da pouca estrutura da capital paulista para o uso de bicicletas como alternativa de transporte. A matéria também apresenta uma série de recomendações para que o ciclista não se torne "a próxima vítima" dos acidentes. Entre as dicas, atribuídas à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o texto informa que "o tráfego de bicicletas em avenidas, apesar de permitido, é prática pouco segura para o ciclista".
A assessoria de imprensa do governo declarou que a reportagem não expressa a opinião do Executivo. Em nota, o governo se diz "absolutamente favorável à ampliação do uso de bicicletas na capital e em todo o Estado". "A fala do ortopedista ouvido pelo DOE se refere a uma opinião "estritamente pessoal", que não condiz com as ideias do governo estadual.
"A cada dia, no Estado de São Paulo, nove ciclistas são internados em hospitais públicos, vítimas de acidentes de trânsito. E pelo menos um deles morre".Na reportagem, o médico Jorge dos Santos Silva, chefe do grupo de trauma ortopédico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, afirma que o aumento no número de acidentes cresceu como consequência do maior número de ciclistas nas ruas.
"Para não colocar a vida de quem pedala em risco, recomendo não usar a bike no trânsito de São Paulo. É uma opção segura de lazer em cidades menores, parques públicos e em ciclovias instaladas na capital, aos domingos", declarou o médico. Segundo ele, os acidentes acontecem por causa da pouca estrutura da capital paulista para o uso de bicicletas como alternativa de transporte. A matéria também apresenta uma série de recomendações para que o ciclista não se torne "a próxima vítima" dos acidentes. Entre as dicas, atribuídas à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o texto informa que "o tráfego de bicicletas em avenidas, apesar de permitido, é prática pouco segura para o ciclista".
A assessoria de imprensa do governo declarou que a reportagem não expressa a opinião do Executivo. Em nota, o governo se diz "absolutamente favorável à ampliação do uso de bicicletas na capital e em todo o Estado". "A fala do ortopedista ouvido pelo DOE se refere a uma opinião "estritamente pessoal", que não condiz com as ideias do governo estadual.
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