Taiadablog: Novo xerife da Santa Sé !!!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Novo xerife da Santa Sé !!!




 

O papa Bento 16 nomeou hoje o novo prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o bispo alemão de Regensburg, agora então arcebispo Monsenhor Gerhard Ludwig Meuller, de 64 anos. É o cargo ocupado por Bento 16 por 23 anos, no papado de João Paulo Segundo.

A Congregação para a Doutrina da Fé, Congregatio pro Doctrina Fidei, é a mais antiga das nove congregações da Cúria Romana, um dos órgãos da Santa Sé. Chamava-se Suprema e Sacra Congregação do Santo Ofício e antes ainda Suprema e Sacra Congregação da Inquisição Universal da Idade Moderna, então responsável pela criação da Inquisição.

A passagem de Bento 16 pela congregação no papado de João Paulo Segundo é responvável pela implicância das esquerdas com ele. No Brasil, setores da imprensa gôche se referem ao papa usando seu nome Ratzinger, em vez de Bento 16, para fazer firula. Entre outras, porque quando prefeito da Congregação Bento 16 acertou o passo da ala comunista da Igreja Católica no Brasil, com a sua facção ligada à Teologia da Libertação, enquandrando um do seus líderes locais, o bucólico Leonado Boff.

Algus setores dizem que esse novo prefeito é chegado à Teologia da Libertação, por ser amigo de um de seus líderes sulamericanos, o peruano Gustavo Gutiérrez, censurado pela Santa Sé na década de 80 por seus princípios marxistas. Ledo engano.

Em sua carreira, Gehard Ludwig Meuller foi duramente criticado pela esquerda em seu país, Alemanha, e na Europa por suas posições conservadoras e por sua defesa da chamada "doutrina sã" em temas como a eucaristia e a virgindade de Maria. Esse é o arcebispo que cuidará da doutrina, dos dogmas e da posição política, na Santa Sé. O homem da lei, o xerife da Santa Sé.

A esse respeito, é oportuno lembrar que o Vaticano e a Santa Sé não são a mesma coisa. Santa Sé, Sancta Sedes, do ponto de vista legal, é distinta do Vaticano, ou mais precisamente do Estado da Cidade do Vaticano. Este é um instrumento para a independência da Santa Sé que, por sua vez, tem uma natureza e uma identidade própria sui generis, enquanto representação do governo central da Igreja.

Ela é o sujeito de direito internacional da Igreja. As relações e acordos diplomáticos com outros estados soberanos portanto, são estabelecidos com a Santa Sé, e não com o Vaticano. Este é um território sobre o qual a Santa Sé tem soberania. É a Santa Sé quem possui representações diplomáticas, as Nunciaturas Apostólicas, com quase todos os países do mundo.

Nenhum comentário: