Taiadablog: Caçapava no Revelando São Paulo !!!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Caçapava no Revelando São Paulo !!!

 
A cultura popular de Caçapava estará representada na décima primeira edição do programa Revelando São Paulo 2012 – Vale do Paraíba com estandes de culinária, artesanato, apresentação de bonecões, banda municipal e cortejo de carros de boi.

A edição Vale do Paraíba será realizada de 7 a 15 de julho, no Parque da Cidade, em São José dos Campos. A entrada é franca. O evento deve reunir cerca de 100 municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, além de municípios de regiões convidadas.

O programa é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com as prefeituras. O objetivo é reunir as mais diferentes expressões autênticas da cultura paulista, numa mostra que revele a diversidade dessas manifestações populares, bem como a promoção da cultura de paz.

Nesta edição, além de diversas opções de artesanato e culinária, haverá cortejos pelas ruas da cidade, brincadeiras e corrida de cavalhada. No palco, cerca de 150 grupos irão realizar manifestações artísticas e tradicionais, assim como quadrilhas.

A culinária de Caçapava estará representada pelo bolinho de quermesse, a taiada, os doces caseiros, além do Rancho Tropeiro.

A cestaria, os trabalhos com retalhos e as peças em barro representarão o artesanato do município.

BONECÕES – Caçapava levará para o evento também os bonecões que já fazem parte das festas populares do município. Eles participam de encontro de bonecões dia 14, a partir das 9h. A concentração na Praça Afonso Pena, com destino ao Parque da Cidade.

Outra atração da cidade que estará no evento é a Quadrilha de Bonecões do GAMT. O grupo se apresenta dia 13, às 20h. A quadrilha reúne 12 bonecões confeccionados pela artesã Ana Salles Mota.

BANDA - A Banda Municipal de Caçapava, projeto da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, participa de encontro de bandas e fanfarras, dia 7, a partir das 13h. O grupo foi criado em maio de 2012 e apresenta repertório de música popular.

Neste ano, os carreiros de Caçapava voltam a participar do Encontro de Carros de Bois e Carreiros do Vale do Paraíba, no dia 13.

O Cortejo sai de Caçapava e a previsão é que chegue ao parque da Cidade, em São José dos Campos, às 17h.


XI Revelando São Paulo - Vale do Paraíba
Data: 7 a 15 de Julho - Horário: das 9h às 21h
Local: Parque da Cidade Roberto Burle Marx – São José dos Campos (SP)
Entrada gratuita.

Nenhum comentário: