Taiadablog: Buáá: Choro requentado !!!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Buáá: Choro requentado !!!

Chorão e entojado






Tomaram forma hoje as sanções da União Europeia ao Irã. Qualquer empresa europeia que comercializar petróleo iraniano, mesmo que para um terceiro país, poderá ser punida.

A meta do bloco é afetar metade da arrecadação do Irã com o combustível. Além dos 400 mil barris que seus 27 países importam de petróleo iraniano diariamente, a medida afetará mais 600 mil barris que empresas europeias comercializam pelo mundo. A tensão vai elevar, sim, o preço do petróleo.

Só a Shell tem contratos de mais de 100 mil barris por dia com o Irã e terá de suspender a operação. No caso da francesa Total, apenas um terço do petróleo importado por ela de Teerã vai a portos europeus. Ontem, a Austrália confirmou que também vai adotar as sanções contra o petróleo iraniano.

Além de bancos iranianos, a ofensiva incluiu também o embargo a cinco empresas de transporte marítimo com sede em Malta e na Alemanha, que são propriedade da famigerada Guarda Revolucionária, a guarda pretoriana dos aiatolás iranianos, os donos do presidente Mahmou Ahmadinejad. No total, são 433 empresas iranianas afetadas, além do Banco Central iraniano.

Por sua vez, a cúpula do regime persa aposta que o embargo europeu nem mesmo entrará em vigor e, mesmo se isso ocorrer, o impacto será pequeno. Para o ministro de Inteligência, o prazo até julho estabelecido pelos europeus será suficiente para o Irã encontrar novos compradores.

E o Irã aumenta também o tom das ameaças, inclusive sobre fechamento do estreito de Ormuz. O governo dos aiatolás convocou o embaixador da Dinamarca, país que preside rotativamente a União Europeia, para explicar as sanções. A medida é inócua - já está tudo explicado.

E em Londres, o secretário de Defesa, Philip Hammond, insinuou que o Grã-Bretanha poderia reforçar sua presença militar se as ameaças de Teerã continuassem. "Temos a capacidade de reforçar essa presença", disse.

E o caldo esquentou mais para o Irã, com uma declaração conjunta do premiê David Cameron, do presidente francês Nicolas Sarkozy e da premiê alemã Angela Merkel, alertando que o Irã havia optado por um caminho de ameaças à paz. "Nossa mensagem é clara", afirmaram os três líderes.

A força militar iraniana é um mosquitinho perto dos EUA e da OTAN no Golfo Pérsico. Se fecharem o estreito, podem ser removidos em alguns minutos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Não sendo a favor do Irã , mas esse mosquitinho pode incomodar e muito os EUA que mais uma guerra com certeza ira quebrar , eles até pode ser o mosquitinho mas aquele pernilongo que incomoda muito e até agora foi o unico a não baixar a cabeça perante aos EUA