Taiadablog: Picada da aranha marron: o que fazer ???

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Picada da aranha marron: o que fazer ???

Há vários animais bem pequeninos rondando a nossa casa, mas nós não sabemos o quão eles são perigosos. Como no caso da aranha marrom que é uma das menores aranhas do mundo, e também uma das mais perigosas. Ela mede cerca de 12 mm a 3 cm e é capaz de se reproduzir rapidamente.

Picada de Aranha Marrom.

As aranhas-marrom possuem 6 olhos bem próximos e tem uma coloração marrom amarelado ou castanho escuro, daí que surgiu seu nome.Elas apresentam pêlos curtos e escassos e os machos geralmente tem o corpo mais delgado e apresentam patas mais largas que a fêmea. Esses animais podem viver em média 5 anos, podendo se reproduzir 7 vezes ao ano.

Essas aranhas não agressivas, só reagindo quando se sentem ameaçadas, causando a picada quando são pressionadas contra o corpo. Mas tanto o macho quanto a fêmea são venenosos e sua picada pode causar diversos males para nós. 

A picada dessas aranhas é indolor e somente de 12 a 24 horas depois é que sentimos os efeitos como inchaço, bolhas no local, morte do tecido, dor no local, se deixarmos passar o tempo sem aplicar o antídoto outros sintomas poderão aparecer como boca seca, urina escura e sonolência, em casos raros pode ocorrer anemia hemolítica, ocorrendo a destruição das hemácias e até a coagulação do sangue. Podendo causar hemorragia de grau leve a grave, em conseqüência insuficiência renal, anemia aguda e morte.

Por isso é necessário aplicar o antídoto o mais rápido possível para que não haja seqüelas no corpo. Assim se sentir os sintomas ou perceber a picada da aranha, dirija-se rapidamente até o hospital para tomar o antídoto.

2 comentários:

Lúcio disse...

A matéria é interessante as fotos deveriam não ter sido postadas. Agressivas demais.

Joésio S. Salmerón disse...

A matéria é muito boa, esclarecedora, principalmente pelas fotos onde não esconde o drama de uma pessoa após sofrer a picada de uma aranha marrom. Tomarei maiores cuidados com o bicho.