Taiadablog: Engenheiro e técnico de TI são carreiras em alta em 2012 !!!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Engenheiro e técnico de TI são carreiras em alta em 2012 !!!

Carreira em alta

A Associação Brasileira de Recursos Humanos apontou os campos de engenharia e tecnologia da informação com os de melhor cenário de trabalho para 2012.
O crescimento econômico do país e a maior oferta de trabalho teriam puxado a demanda por profissionais mais qualificados nesses setores, afirma a entidade.
Nas universidades, a procura por cursos ligados a esses dois setores aumentou. Na Anhanguera, o crescimento de inscrições nos cursos de engenharia subiu 30% nos últimos dois anos. Entre os cursos, o mais procurado foi o de engenharia civil.
Já na Universidade de Taubaté, 325 alunos de oito cursos de engenharia se formam por ano na instituição.
Estudo da Anhanguera de São José mostra que o Vale possui cerca de 480 vagas para engenheiro não preenchidas, sendo 220 vagas para estágio. “A tendência é aumentar o número de vagas para os engenheiros diante de todo contexto de crescimento econômico do Brasil”, disse o professor Giuliani Garbi, diretor da Anhanguera de São José. “O profissional de engenharia sempre ocupou lugar de destaque na região, independente da área de formação”, completa Garbi.

O boom imobiliário registrado na região também auxilia a criação de oportunidades de emprego.
O presidente da Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba), Cléber Córdoba, afirma que o déficit de profissionais no setor atinge desde serventes de pedreiro a engenheiros. “Há mercado para engenheiros civis recém-formados e também para os mais experientes. É um momento de muita oferta”, disse.

O piso salarial de um engenheiro civil está avaliado em R$ 4.335. Apesar do salário maior que o de muitas áreas, Petcov diz que a carreira também traz dificuldades. “É muita coisa para coordenar, dependendo da fase da construção você fica o dia todo na obra. Não é fácil”, afirmou o engenheiro.
 
Ainda engatinhando no país, o setor de Tecnologia da Informação atrai cada vez mais profissionais.
Estimativa da Brasscom (Associação Brasileira de empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) é que há uma defasagem de 92 mil profissionais de TI no país e o maior problema é a falta de mão de obra qualificada.
O professor da Universidade de Taubaté e mestre em ciência da computação, Samuel Alves Pereira, afirma que o segredo da profissão é continuar se atualizando sempre, pois apesar da oferta abundante de vagas de trabalho, existe muita concorrência.

Nenhum comentário: