Taiadablog: Amante não tem culpa !!!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Amante não tem culpa !!!




O dever de fidelidade existe apenas entre marido emulher e não se estende a amante, que não é obrigado a zelar pelos deveres reciprocamente assumidos pelo casal.

Com base neste entendimento, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul negou pedido de indenização por dano moral feito contra a amante do ex-marido. A pretensão já havia sido negada emprimeira instância na Comarca de Santa Maria.

A autora da ação sustentou que jamais conseguiu superar o relacionamento amoroso extraconjugal entre seu ex-marido e a "outra". Afirmou ainda que, em decorrência do adultério, passou a sofrer de ansiedade e depressão. Como teve o pedido de indenização negado na primeira instância, recorreu ao Tribunal de Justiça.

A desembargadora relatora da Apelação afirmou que, independente do motivo, a ruptura de uma relação matrimonial ocasiona mágoa, frustração e dor. Entretanto, tais sentimentos são fatos da vida.

E ressaltou o embasamento adotado na sentença assinada juiz de Direito da Comarca de Santa Maria. "A conduta da ré, ainda que tenha mantido relação com pessoa casada, não se afigura ilícita: o casamento, assim como os demais contratos, tem o condão de gerar obrigações apenas para aqueles que dele participam."

Dessa forma, conforme a desembargadora, embora a autora tenha ficado profundamente magoada com o relacionamento extraconjugal mantido entre a ré e seu ex-marido, o aborrecimento é um mero dissabor — não pode dar ensejo à indenização!

Nenhum comentário: