Taiadablog: Problema deles !!!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Problema deles !!!





Os EUA vão testar o suco de laranja importado de todos os países antes de liberá-los para consumo interno. Vai destruir ou proibir produtos que contenham o fungicida carbendazim, que é vetado lá.

O FDA agência reguladora de alimentos e medicamentos, infomou já feitos testes iniciais em cargas trazidas do Canadá, sem constar a subtância. A agência relaciona o produto a estudos sobre risco de tumores no fígado, mas em animais.

Vai sobrar para o Brasil, maior exportador de suco de laranja do mundo. Mas não é um deus nos acuda, porque apenas 15% de seus embarques vão para os EUA. E lá, o brasileiro custa menos que o suco local e além disso cerca de 80% do suco de laranja vendido nos EUA é misturado ao suco brasileiro. Há indícios de lobby dos produtores locais, pegando o suco brasileiro na curva, pela restrição ao fungicida, de uso legal no país.

O fungicida carbendazim é usado há 21 anos nas lavouras de citros - laranja, limão, lima - e a quantidade segue o limite estabelecido pelo Codex Alimentarius, um código internacional de referência para a segurança dos alimentos.

Se os americanos, maiores consumidores de suco de laranja do mundo, implicarem com o produto brasileiro, quem vai ficar com problema de suco no mercado são eles. Sem o suco brasileiro, o preço do deles aumenta, e não é pouco.

Nenhum comentário: