Taiadablog: Lixo e sacolas !!!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Lixo e sacolas !!!

Pode faltar a sacolinha biodegradável de amido de milho, que substituirá as similares plásticas, em supermercados da capital paulista no dia 25, data combinada pelo setor para banir as embalagens no Estado. 

O problema pode ser maior na periferia, em pequenos estabelecimentos, porque as grandes rede estão abastecidas das novas.

A alternativa tem sido dispor caixas de papelão - que já são vistas também nos grandes supermercados. Mais que as sacolinhas de plástico, as caixas acabarão embostecando a cidade, descartadas como lixo.

O que não está explicado direito à população, é que o fim das sacolinhas no Estado de São Paulo é resultado de um acordo dos supermercados e não tem força de lei. Não há punição para quem descumprir.

Vários supermercados já anunciaram adesão parcial, mantendo as sacolinhas de plástico para conforto dos clientes. O primeiro sinal para as redes retomarem as plásticas será a diminuição do volume de compras por cliente, por dificuldade para levar embora. 

Há também expectativa que com o tempo o consumidor compre sacolas - ou que não vá ao supermercado porque está sem a sua sacola.

Outra expectativa é sobre o acondicionamento do lixo, especialmente na periferia, onde a sacola de supermercado é usada no lugar dos sacos de lixo comprados. Não se sabe o que as substituirá,
e isto já estamos falando já há muito tempo aqui no Taiadablog!

Nenhum comentário: