Taiadablog: Dilma leva combate à obesidade a 5 mil escolas !!!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dilma leva combate à obesidade a 5 mil escolas !!!

O Ministério da Saúde programou para março –do dia 5 ao dia 9—uma ofensiva contra a obesidade de crianças e adolescentes. Prevê-se que agentes de saúde visitarão 50 mil escolas públicas assentadas em 2.200 municípios. Estima-se que serão examinados cerca de 11 milhões de alunos com idade entre 5 a 19 anos.

Dilma Rousseff
tratou do tema no seu programa radiofônico desta segunda-feira (Aqui, o áudio). “Queremos envolver também os pais para debater um problema que já afeta 1/5 da população infantil”, disse. “Reduzindo a obesidade infantil, nós vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes”.

A última Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE (2008/2009) expôs o tamanho do flagelo: uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos exibe peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

O Ministério da Saúde reservou no final do ano passado um pedaço do seu orçamento de 2012 para o programa Saúde na Escola. Vai despejar R$ 108 milhões em 2.271 municípios que aderiram à iniciativa –70% das verbas serão liberadas agora, 30% em dezembro, após a prestação de contas da primeira parcela. Resta saber quanto será efetivamente aplicado e quanto vai engordar os escândalos que costumam sujar os convênios de Brasília com as prefeituras. 

Nenhum comentário: