Taiadablog: Honra ao Mérito Cultural: Pétala Gonçalves Lacerda !!!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Honra ao Mérito Cultural: Pétala Gonçalves Lacerda !!!

Pétala Gonçalves Lacerda, fundadora do Projeto Conviver.

Nascida  em 10 de setembro de 1966, em Caratinga, Minas Gerais, filha de Normelia Gonçalves Lacerda e Virlei Terra de Lacerda. Mudou-se quando criança para São José dos Campos e, mais tarde, para Caçapava.

Estudou no Colégio Damasco, desde o ginásio até o colegial.

Em 1984, casou-se com o comerciante José Ângelo Gonçalves, onde  a partir daí começa a sua vida com o projeto Conviver, pois em 1991 nasceu filho Ângelo Augusto Lacerda Gonçalves, com paralisia cerebral.

Apesar da dor de ter um filho portador deste tipo de paralisia, encontrou forças para continuar. Por recomendação médica, teria que mudar para São Paulo, para oferecer um tratamento especializado para o filho. Mas isso acabou não ocorrendo.

Então resolveu criar em Caçapava a Escola Conviver, que se projetou no modelo que havia conhecido em São Paulo.

Para isso, contou inicialmente com o apoio do monsenhor Teodomiro Lobo, que cedeu algumas salas na escola da igreja.

A idéia era reunir casais que tivessem o mesmo problema e contratar profissionais da área de educação para poder oferecer o desenvolvimento necessário. Mas com o tempo foram aparecendo mais crianças com problemas e condições financeiras diversas.

O projeto foi crescendo e ganhando adesões e reconhecimento em Caçapava. Atualmente, conta com uma sede própria com capacidade para atender cerca de 300 crianças.

Um comentário:

Piolho de garagem disse...

Todos mereceram este premio com certeza, porém este foi para a mais dedicada e amada do povo de nossa querida cidade. Parabéns Pétala.