Tem uma pontinha de ironia pensar que o mais moderno ônibus elétrico do mundo tenha sido desenvolvido para uma linha que une Dubai a Abu Dhabi, duas capitais árabes que flutuam sobre o ouro negro...
A idéia foi construir um ônibus que pudesse rodar a 250 km/h entre as duas cidades que distam 120 km uma da outra, encurtando para 30 minutos uma viagem que hoje em dia dura uma hora e meia.
O Superbus foi gerado na Universidade de Delft, na Holanda, para unir as cidades de Amsterdã e Groningen, mas o projeto foi abraçado pelos árabes e chegou ao estágio de protótipo. Este já alcançou a velocidade de projeto e, futuramente, seus descendentes vão rodar em uma estrada dedicada que possui cabos magnéticos para dirigir o Superbus quando em velocidade de cruzeiro.
Ele tem os três eixos direcionais com comando steer-by-wire, onde as rodas esterçam em oposição e depois em fase para dar maior manobrabilidade. Sua automomia é de 200 km com baterias de íons de lítio, após o que é trocado o conjunto de baterias por um grupo já previamente cerregado, como em um posto de gasolina normal. Seu peso é de 9.500 kg com carga total de 23 passageiros, o que implicou em desenvolver pneus especiais que resistissem ao peso e à velocidade, como explica no vídeo Antonia Terzi, aerodinamicista da Universidade de Delft que já chefiou a parte de aerodinêmica da Williams F-1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário