Taiadablog: Festa de São João em Caçapava !!!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Festa de São João em Caçapava !!!

Evento será realizado nos dias 15, 16, 17, 20, 21, 22, 23 e 24 de junho 
em Caçapava; toda a programação tem entrada franca.

A música regional, de raiz tipicamente brasileira, é o destaque da programação de shows da Festa São João de Caçapava 2012, que será realizada nos dias 15, 16, 17, 20, 21, 22, 23 e 24 de junho em uma estrutura montada especialmente para o evento na Av. Brasil, próximo à Rodoviária. Toda a programação tem entrada franca. O espaço abre todos os dias às 19h e os shows têm início às 22h.

Entre as atrações musicais estão nomes como Alceu Valença, Sérgio Reis, Gaúcho da Fronteira, além de destaques regionais, com orquestra de viola caipira, orquestra de percussão e grupos representantes da música genuinamente caipira.

A orquestra de percussão Meninos do GAMT, de Caçapava, abre a programação dia 15 com um tributo aos 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga.O grupo é composto por 40 integrantes, reunindo vocalistas, metais, sanfona e percussão. A orquestra é resultado de um projeto de inclusão social, por meio da música, desenvolvido pelo GAMT nos municípios de Caçapava, Santa Branca, Jambeiro, Guararema e Cunha.

No sábado, dia 16, os festejos juninos ficam por conta de Alceu Valença, que também homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O espetáculo explicita a influência de Luiz na criação musical de Alceu e, nas palavras do cantor, estabelece “relações temáticas, poéticas e estilísticas” entre o cancioneiro de um e de outro.

Da lavra de Gonzaga, Alceu recria canções que o marcaram desde as festas juninas de sua infância em São Bento do Una, entre elas, “Juazeiro”, “Sabiá”, “Sala de Reboco”, “Respeita Januário”, “Pau-de-Arara” e “Xote das Meninas”.

De sua própria autoria, estão sucessos como “Coração Bobo”, “Pelas Ruas Que Andei”, “Cavalo de Pau”, “Belle du Jour”, “Táxi Lunar”, “Como Dois Animais” e “Tropicana”, além de forrós que reforçam sua condição de renovador do gênero, como “Vou Pra Campinas”, “Forró Lunar” e “Turnê Nordestina”.

A relação direta entre os dois artistas é evidenciada no número que junta “Asa Branca” e “Anunciação”, duas das composições mais representativas da música popular do Nordeste. Nascido no agreste de Pernambuco, Alceu cresceu escutando a música de Luiz Gonzaga, mas também os elementos originais que ajudaram o Rei do Baião a consolidar seu estilo.

Pelo canto dos aboiadores, emboladores e cantadores de feira, pelas toadas, cantigas de cego e outras manifestações que conhecera desde a infância, Alceu assimilou a música de Gonzaga também a partir das raízes que a constituíram.

Alceu se apresenta em Caçapava ao lado de sua banda, formada por Paulo Rafael (guitarra e violão), Tovinho (teclados), Nando Barreto (baixo), Cássio Cunha (bateria), Edwin (percussão) e Chiquinho (acordeom).

No domingo, dia 17, é a vez de o Grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga, mostra sua música genuinamente caipira, com show que reúne canções de Elpídio dos Santos e repertório de músicas próprias.

A programação de shows continua dia 20, com show da Orquestra de Viola Caipira Cordas da Mantiqueira, de São José dos Campos, que apresenta composições próprias e releituras para clássicos da música caipira.

No dia 21, quinta-feira, o destaque da festa é a veterana dupla caipira Lourenço e Lourival.

Os irmãos Arlindo Cassol, o Lourenço, e Antônio Cassol, o Lourival nasceram em Ribeirão Preto-SP em 1937 e 1939, respectivamente. Iniciaram a carreira artística na adolescência com os nomes artísticos "Maurinho e Toninho" cantando na "Rádio 79" de Ribeirão Preto-SP.

Em 1959, trocaram Ribeirão Preto pela Capital Paulista, onde se apresentaram nas Rádios Cometa, 9 de Julho, América, Capital, Nacional e também na Record, onde apresentaram durante 10 anos o programa "Linha Sertaneja Classe A", às terças e aos sábados. Passaram também um período no Rio de Janeiro, onde atuaram na Rádio Mairink Veiga.

O primeiro disco foi gravado em 1962 com as músicas "Meu Regresso" (Tuta - José Russo), e "Amor Derrotado" (Garoa). De lá para cá, a dupla foi conquistando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, consolidando-se como uma das mais importantes parcerias da música caipira brasileira.

A dupla é versátil, por isso canta vários estilos. Dentre as diversas músicas gravadas por Lourenço e Lourival, podemos destacar "Trem das Seis" (Luis de Castro - Benedito Seviero), "Meu Reino Encantado" (Vicente P. Machado - Valdemar Reis), "A Sementinha" (Dino Franco - Itapuã), "Minha Infância" (Dino Franco), "Franguinho na Panela" (Moacyr dos Santos - Paraíso), apenas para citar algumas.

Na sexta, dia 22, o palco é do cantor e compositor Sérgio Reis. Acompanhado por banda, o artista volta a Caçapava com seu repertório repleto de sucessos que ajudam a contar um pouco de sua trajetória de mais de 40 anos dedicados à música brasileira.

É uma ocasião para os fãs matarem a saudade de músicas como "Menino da Porteira", "Panela Velha", "Filho Adotivo", "Pinga ni Mim" e várias outras canções.

No sábado, dia 23, quem anima a festa é a Orquestra Sanfônica, de São Paulo. O grupo apresenta um festivo repertório de temas juninos com arranjos para sanfonas.

No domingo, dia 24, quem encerra a programação de shows é Gaúcho da Fronteira. Segundo o artista, o show traz a essência gaúcha misturando música campeira, vanerão, chamamé e milonga.

O repertório inclui músicas de seu último CD e grandes sucessos de sua carreira, entre eles “É Disso que o Velho Gosta”, de Berenice Azambuja com Gildo Campos – que segundo o artista é sempre pedida em seus shows.

Considerado um dos maiores representantes do regionalismo brasileiro, o músico é uma figura que criou sua marca pessoal: o humor, a sátira como forma de expressão e a preservação do regional gaúcho que segundo ele - “é muito forte“.

Nascido em Santana do Livramento, divisa entre Rio Grande do Sul com o Uruguai, se transformou em sinônimo de música gaúcha de qualidade. Divulga pelos rincões do Brasil: o gauchismo, o tradicionalismo, a poesia e a alegria, através dos versos que falam e contam os usos, costumes e hábitos de seu povo.

Além dos shows todas as noites, a programação inclui apresentações musicais aos sábados e domingos, a partir das 11h, durante o horário do almoço. No sábado, dia 16, apresenta-se a dupla de caçapavense Rangel e Rogerito, com um repertório de clássicos da música caipira. No domingo, dia 17, a atração é o Trio Encantado, de São José dos Campos. No dia 24, o grupo Orgulho Caipira, de Lagoinha, anima a festa com música raiz e sua dança do sabão.

Festa é um grande festival da cultura popular regional

A Festa São João de Caçapava é um grande festival da cultura popular regional, reunindo música, culinária, religiosidade e as manifestações espontâneas que divulgam a cultura popular do Vale do Paraíba.

A festa em homenagem a São João Batista, padroeiro de Caçapava, tem mais de 80 anos de tradição no município. Há seis anos, a Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com a Igreja Matriz de São João Batista, reestruturou o evento, que passou a ser realizado em uma área bem maior, com capacidade para receber até 16 mil pessoas por noite.

Como a principal característica da festa é a promoção da cultura popular, a programação reúne desde espetáculos com grandes nomes da música brasileira até shows com

Gastronomia - Outra importante característica da festa é o aspecto beneficente, já que conta com a participação de 21 entidades assistenciais, cadastradas do município, que exibem em seus estandes uma grande diversidade da culinária junina típica do Vale do Paraíba. Toda a renda é destinada às atividades beneficentes que cada uma delas desenvolve.

A área gastronômica conta ainda com três restaurantes, que funcionam todos os dias a partir das 19h. Aos sábados e domingos, abrem também para o almoço, a partir das 11h.

Religiosidade - As celebrações religiosas misturam-se às atrações culturais e também são ponto alto na programação da festa. Missa campal, missa caipira, procissão de carro de boi e procissão do Mastro de São João Batista são destaques no evento.

Festa São João de Caçapava – dias 15, 16, 17, 20, 21, 22, 23 e 24 de junho. Local: Av. Brasil, S/N. Abertura do espaço às 19h; shows a partir das 22h.

Nenhum comentário: