Taiadablog: Aeronave Catalina restaurado passa por Natal !!!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Aeronave Catalina restaurado passa por Natal !!!


Um fato corriqueiro na década de 40, o pouso de uma aeronave Catalina voltou a acontecer em Parnamirim, no ano de 2012. O avião de matrícula N427CV realizou uma travessia de quase 3 mil quilômetros, totalizando 12 horas de viagem, desde que partiu do continente africano na travessia sobre o oceano Atlântico, até chegar a Natal, na noite do dia 31 de dezembro.

Trata-se de um modelo similar aos Catalinas PBY-5A utilizados pela marinha norte-americana, durante a Segunda Guerra Mundial, em Natal. O avião é remanescente dos modelos fabricados para a força aérea canadense, na década de 40, e não tinha seus motores ligados desde 1998.
 
Há três meses um grupo de americanos, dois pilotos e um mecânico, partiram para Joanesburgo com a missão de colocar a aeronave em condições de vôo, pois seu destino final seria a cidade de San Diego, nos Estados Unidos, onde irá se juntar a uma coleção particular de outras 16 aeronaves restauradas. Os custos da aquisição chegam perto de 1 milhão de dólares, sendo 650 mil dólares gastos com na compra do aparelho em si e outros 300 mil em seu deslocamento.

Em Natal, a Fundação Rampa cuida da preservação da história da aviação. O diretor de pesquisa da entidade, Frederico Nicolau destacou a importância de ver de perto uma aeronave com quase 70 anos e em condições de voo. ''No Brasil, existem modelos como esse em museu, contudo, este Catalina se diferencia por estar muito bem preservado e funcionando. Para nós, seria muito importante se um dia tivéssemos uma aeronave nessas condições exposta aqui'', disse.

Veja mais em: http://www.fundacaorampa.com.br/evento_catalina.htm

Nenhum comentário: