Taiadablog: Os verdadeiros culpados em Santa Maria !!!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Os verdadeiros culpados em Santa Maria !!!

Político que acusa a polícia, que acusa o bombeiro, que acusa o dono da boate, que acusa o cantor, que acusa os extintores sem carga, transferindo a culpa de todo o ocorrido, para as vítimas!

Sem choro nem vela, são dois os culpados, e tenho dito: A prefeitura de Santa Maria, que expediu o habite-se, sabe-se lá como, e os bombeiros, que emitiram o laudo dizendo que estava tudo bem, quando nada estava bem!
 
Uma liberação criminosa, que jogou os jovens dentro de um forno crematorio, sem chances de se escapar!

Infelizmente, este é um país de boas leis (nem todas), mas de nenhuma fiscalização! Ninguém fiscaliza nada e todo mundo transgride! Dá no que deu!

2 comentários:

Benedito F.Filho disse...

Aqui em Caçapava está do mesmo jeito. como é que pode os bombeiros terem dado autorização para funcionamento de uma auto escola na centro da cidade, que só tem um local de entrada e saída e vive cheio de gente fazendo treinamento?
E tem outros lugares aqui que também a gente não consegue entender como é que os bombeiros dão alvará?

NOS MOMENTOS DE GRAVES CRISES PERCEBEMOS AS LUZES DAS OPORTUNIDADES!!! disse...

É lamentável a ocorrência de uma tragédia, seja em uma boate em Santa Maria, ou Buenos Aires, EUA ou China. Principalmente, se houve corrupção, negligência e inobservância de Leis, Normas e princípios elementares para prevenção e minimização dos riscos.

Mas, generalizar e extrapolar para toda e qualquer situação e reivindicar o que não é possível ser atendido pelas Instituições e Sociedade de um país que apresenta sérios desvios Éticos e Morais, além dos sérios problemas sócio-econômicos,
- onde não há investimentos suficientes em Educação, Infraestrutura, Saúde, Segurança, Geração de Emprego e Estímulos à Produtividade e Qualidade, - não produzirá efeitos práticos e induzirá ainda mais a
- todos a continuar conformados com o "destino definido já por ocasião do nosso descobrimento", acostumados com lamentos do tipo, "... se não temos recursos, ficará assim mesmo... Esqueça! Deixe de perder tempo com utopias, coloque os pés no chão!...".

Diante da realidade e condições sócio-econômicas de um município e seus munícipes, onde é comum prédios geminados e contando apenas com uma única porta para entrada e saída, desde que,
- não sejam ultrapassados limites toleráveis de pessoas residindo ou frequentando ao mesmo tempo,
- tenham sinalizações e equipamentos de segurança e combate a incêndio previstos em Normas,
- sejam inspecionados de forma sistemática e passando por manutenções preventivas e corretivas, é perfeitamente aceitável que recebam alvarás e autorizações para funcionamento.
- E, importante, depois que sejam autorizados a funcionar, devem continuar obedecendo fielmente às condições impostas pelas Autoridades. A Fiscalização pelas Autoridades é outra função imprescindível.

- Uma única porta de entrada e saída não significa que todo e qualquer estabelecimento apresente riscos à vida e integridade física das pessoas que ali frequentam. Se assim fosse, em um exemplo extremamente real, como explicaríamos e aceitaríamos que uma Sociedade e seus Poderes Públicos aceitem e convivam passivamente com a existência de favelas, altamente sujeitas à incêndios, sejam elas em terreno plano ou nas encostas de morros e mais os riscos de deslizamentos e soterramentos?

- Qual a diferença entre municípios com seus imóveis estreitos, geminados, contando com uma única porta para entrada e saída, contendo móveis, espumas e até líquidos inflamáveis e explosivos, localizados em ruas estreitas , todos de altíssimo potencial para tragédias motivadas por incêndio -, e as favelas repletas de barracos de madeira e papelão, bujões de gás e fogões velhos e defeituosos catados no lixo, precárias instalações elétricas, vielas e labirintos?

Há riscos e para eliminá-los ou minimizar seus efeitos contamos com Leis, Normas e recursos viáveis técnica e financeiramente. É possível prevenir e evitar tragédias decorrentes de ações ou omissões humanas.

Inadmissível é a Corrupção e seus crimes decorrentes sendo a causa para ignição às outras causas, provocando tragédias que não aconteceriam se Leis e Normas consagradas tivessem sido cumpridas.

Se o não cumprimento das Leis e Normas é resultado de acordos entre corruptores e corrompidos, então pesadas multas e cadeia para todos os denunciados e julgados culpados por um acidente trágico.

Mundo Real ideal e plenamente possível, nada utópico e não dependente das nossas condições sócio-econômicas, que em um primeiro momento depende apenas de Mudanças de Comportamento, Atitudes e Ações buscando Crescimento em Valores Éticos e Morais, que resultarão em: Uma Sociedade consciente e praticante da Ordem, Respeito às Leis e Normas, além do Respeito aos Nossos Semelhantes e pelo Equilíbrio Ecológico.

As Etapas seguintes à Evolução Ética e Moral serão as crescentes melhorias nas condições sócio-econômicas do país, pelo Conhecimento, Tecnologia, Produtividade e Qualidade, Geração de Riquezas e crescentes investimentos em Educação, Infraestrutura, Saúde, Segurança e Bem Estar Social. Passo a passo, sem queimar etapas.