Taiadablog: Consumidor precisa saber a origem da carne que compra!!!

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Consumidor precisa saber a origem da carne que compra!!!




Quando vai comprar uma peça de picanha ou um hambúrguer no supermercado, o consumidor precisa de onde veio aquela carne. Essa é a exigência feita por três ONGs ao governo federal, em carta pública enviada na última quarta-feira (24).

As organizações pedem que seja criado um sistema de rastreamento da carne e que na etiqueta dos produtos seja indicada a fazenda de origem do gado. O objetivo das ONGs é dar ao consumidor a possibilidade de boicotar propriedades que não respeitem regras ambientais ou trabalhistas. Estudos recentes apontam que a pecuária ocupa a maior parte das áreas desmatadas recentemente na Amazônia, além de ser um dos setores que mais concentra casos de trabalho escravo.

Desde o início de junho, pelo menos 35 empresas, incluindo grandes redes de supermercados, declararam que vão parar de adquirir derivados de carne que venham de fazendas embargadas pelo Ibama no Pará. Parte dos varejistas já havia boicotado fazendas flagradas utilizando trabalho análogo à escravidão. Para as ONGs, a ação das empresas é louvável, mas insuficiente.

Voce também pode atuar contra o desmatamento, num trabalho de formiguinha! Quando você compra um produto, você está dizendo que concorda com a maneira como ele foi feito! Procure saber no seu açougue ou no seu supermercado, onde são abatidos os animais e de onde vem a carne ali vendida!

Voce preserva sua saúde e cumpre seu papel de cidadão contra o desmatamento ilegal!

2 comentários:

Thomaz de Azevedo disse...

A iniciativa é ótima....Parabéns aos idealizadores.
Seria interessante fazer o mesmo para a compra de madeiras na taiada, o que acham!?

Como posso contribuir ativamente para que dê certo em nossa cidade? digo....com quem falo? pra quem envio projeto? essas coisas

Sorte a todos....Abraço!

Unknown disse...

Se vc. não se importar, Thomaz, pode mandar seus projetos para nosso blog porque, além de publicar em primeira mão, transmitirei-o, imediatamente, para a pessoa responsável, ok!
Parábens pelas ótimas intervenções!