Taiadablog: Não precisa mais o diploma de Jornalista!!!

sábado, 20 de junho de 2009

Não precisa mais o diploma de Jornalista!!!



O Superior Tribunal de Justiça decidiu esta semana, não ser mais necessário o diploma para o exercício da profissão de jornalista!

Acho que foi uma decisão acertada porque acabou por normatizar um assunto que estava um verdadeiro balaio de gatos: tinha jornalista de carteirinha (aquele que conseguiu uma carteira de repórter em jornal do interior!), que se achava o tal, utilizando o título para promoção pessoal, etc. e tal. Também tinha e tem, o jornalista sério, aquele que já escreve há trocentos anos e é bem aceito pela mídia e pelos eleitores, embora não tenha o vil diploma, o que sempre acabava em trazer-lhe alguns problemas junto às redações, etc.
E tinha, e tem aqueles que, grandes jornalistas que são, não tem a mínima intenção de ostentar o título e nem o diploma, embora mereçam destaque conseguido à duras penas.
E também tem o espertalhão analfabeto que usa escritos alheios para auto promoção. Aqui na Taiada tem um. E é um tremendo cara de pau, que se acha jornalista e até conseguiu que alguns cavalos baios o bancassem numa droga de pasquim que aí está!

2 comentários:

Anônimo disse...

JC, permita-me discordar de você. Não acho correta a decisão do STF. Abre uma grande possibilidade de em outras áreas acontecer o mesmo. Concordo que existam muitas pessoas que têm o dom da escrita, mas daí a serem chamados de Jornalistas é outra história. O título faz jus a quem entrou numa universidade, estudou e muitas vezes trabalhando para pagar seus estudos e conseguir uma graduação que pudesse dar a ele um diferencial com qualidade no mercado de trabalho.
Veja bem um auxiliar de Advocacia, mesmo sem ser Advogado, pode conhecer das leis melhor que o próprio Advogado para quem trabalha, mas isso não o torna um Advogado sem que frequente uma Faculdade para tal. Existem inumeros casos onde a habilidade humana muitas vezes é melhor que a de um profissional, e nesse caso será que o STF vai derrubar o diploma também? Não acho justo que pessoas que batalharam para ter formação de qualidade sejam comparadas a semi alfabetizados que muita vezes se intitulam "Jornalista", é de lascar. Não bastasse isso o próprio STF esta numa sinuca de bico, pois tem em aberto um concurso para admissão no próprio orgão para 14 Jornalistas de nivel superior, dá pra entender a decisão tomada? Vejo a decisão como um retrocesso e uma submissão do STF aos grandes meios de comunicação, num lobie sem prescedentes, visando reduzir custos operacionais. Por fim vejo que essa decisão torna a partir de então todo brasileiro um Jornalista, ou seja, um descredito total a uma classe à qual deveríamos ter maior respeito. É lamentavel!

Anônimo disse...

concordo plenamente com o anônimo acima