Taiadablog: O Arruda é danado de esperto!!!

segunda-feira, 22 de março de 2010

O Arruda é danado de esperto!!!


Em cana, sem partido e sem mandato, José Roberto Arruda (ex-DEM) desistiu de recorrer ao TSE para tentar reaver a cadeira de governador, enviando carta endereçada aos seus advogados onde desafia a lógica: “Não tenho a culpa que querem me imputar. Concluí que posso ajudar mais Brasília, em seu aniversário de mais 50 anos, com a minha ausência do que com a minha presença. Decidi solicitar a vocês, meus advogados, que não recorram ao TSE. Recorrer seria prolongar o drama".

O lero-lero esconde um cálculo político: recorrendo, Arruda correria o risco de ter restituído o cargo de governador que o TRE lhe retirou. De volta ao cargo, recolocaria nos trilhos o processo de impeachment que corre contra ele na Câmara Legislativa do DF. Exaustos da solidariedade panetônica que os unia a Arruda, os deputados distritais passariam o mandato do governador na lâmina. Cassado pelo Legislativo, Arruda perderia os direitos políticos. Ficaria inelegível por arrastados oito anos.

Mantida a cassação do TRE, Arruda fica sem o cargo. Mas mantém intactos os direitos políticos. Sem partido e desmoralizado, não pode ir às urnas de 2010. Porém..., pode candidatar-se já no pleito de 2014. Assim, melhor perder os anéis por decisão do TRE do que sujeitar-se a ter os dedos cortados pelo impeachment da Câmara.

No mais, mesmo sem mandato, Arruda não corre o risco ver o processo do panetonegate migrar do STJ para a mesa de um juiz de primeira instância. Arruda perdeu o direito ao foro privilegiado. Mas há nos autos um acusado que dispõem do privilégio: Domingos Lamoglia.

Conselheiro do Tribunal de Contas do DF, Lamoglia só pode ser julgado pelo STJ. Assim, o processo não pode descer para as instâncias inferiores do Judiciário. Por último, Arruda pode alegar no STJ que, sem poder, já não precisa conservar a condição de hóspede do ‘PF’s Inn’. Acha que abriu uma trilha que pode levá-lo ao meio-fio.

Há no STJ um pedido de relaxamento da prisão de Arruda. A Procuradoria da República posicionou-se contra., cuja decisão, encontra-se nas mãos do ministro Fernando Gonçalves, relator do processo e signatário do despacho que mandou Arruda para a cadeia.

Na carta aos advogados, Arruda posa de magnânimo: “Acatando a decisão do TRE, responderei aos processos como cidadão comum, longe das paixões e dos interesses políticos. Saio da vida pública”.

Em verdade, não sai. Foi arrancado. Enaltece a própria obra: “Espero, apenas, que, meus sucessores não deixem que as obras sejam interrompidas, todas já com recursos assegurados e na sua fase final”.

É como reivindicasse para si uma máxima comum na política brasileira, o “rouba, mas faz”.

Arruda declara-se grato à sua “equipe de governo”. Mais: “Sou grato, também, a Sua Exa o senhor Presidente Luiz Inácio Lula da Silva - e ao seu governo, sem cujo apoio não teríamos feito tudo que fizemos”.

- Em tempo: Pressionando aqui, você verá à íntegra da carta de Arruda. Somente para quem tem estômago!

2 comentários:

Anônimo disse...

É, ele estava sendo cotado para ser vice da Dilma. Cadeia neles!

Anônimo disse...

Não sei qual a brincadeira, mas o Arruda era cotado para ser VICE DO SERRA! e não da Dilma...